Pedro Nuno Santos paga 143 euros de IMI por casa que custou mais de 500 mil euros
Porto Canal / Agências
Pedro Nuno Santos, que comprou uma habitação por 506.500 euros em 2022, perto de Montemor-o-Novo, paga apenas 143 euros de IMI. De acordo com o Correio da Manhã, a Autoridade Tributária avaliou o imóvel em apenas 47.870 euros, para efeitos desse imposto.
O município alentejano de Montemor-o-Novo cobra uma taxa de IMI de 0,3%, em imóveis com o valor patrimonial tributário (VPT) atribuído à habitação do agora secretário-geral do Partido Socialista (PS). O VPT deste imóvel representa apenas 9,5% do preço de compra, sendo que de acordo com o Código do IMI, este valor deve aproximar-se dos 80% do valor do imóvel.
O terreno, no Alentejo, tem 2,2 hectares, onde estão casa e piscina. De acordo com o líder do PS, citado pelo jornal, o imóvel sofreu obras de beneficiação pelos anteriores proprietários onde foi acrescentada "uma piscina, que possui cerca de 37m2". O VPT sofreu alterações com base num participação das alterações à Autoridade Tributária que "originou um aumento do VPT de 28.106 euros para 47.870 euros" explica Pedro Nuno, citado pelo diário.
Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do PS afirmou que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que paga relativamente a um imóvel que comprou no Alentejo corresponde ao valor que foi determinado pelas Finanças. “Eu pago o IMI que decorre da avaliação das Finanças como qualquer português”, afirmou Pedro Nuno, em resposta à notícia do Correio da Manhã.