Pedro Nuno Santos paga 143 euros de IMI por casa que custou mais de 500 mil euros

Pedro Nuno Santos paga 143 euros de IMI por casa que custou mais de 500 mil euros
| País
Porto Canal / Agências

Pedro Nuno Santos, que comprou uma habitação por 506.500 euros em 2022, perto de Montemor-o-Novo, paga apenas 143 euros de IMI. De acordo com o Correio da Manhã, a Autoridade Tributária avaliou o imóvel em apenas 47.870 euros, para efeitos desse imposto.

O município alentejano de Montemor-o-Novo cobra uma taxa de IMI de 0,3%, em imóveis com o valor patrimonial tributário (VPT) atribuído à habitação do agora secretário-geral do Partido Socialista (PS). O VPT deste imóvel representa apenas 9,5% do preço de compra, sendo que de acordo com o Código do IMI, este valor deve aproximar-se dos 80% do valor do imóvel.

O terreno, no Alentejo, tem 2,2 hectares, onde estão casa e piscina. De acordo com o líder do PS, citado pelo jornal, o imóvel sofreu obras de beneficiação pelos anteriores proprietários onde foi acrescentada "uma piscina, que possui cerca de 37m2". O VPT sofreu alterações com base num participação das alterações à Autoridade Tributária que "originou um aumento do VPT de 28.106 euros para 47.870 euros" explica Pedro Nuno, citado pelo diário.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do PS afirmou que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que paga relativamente a um imóvel que comprou no Alentejo corresponde ao valor que foi determinado pelas Finanças. “Eu pago o IMI que decorre da avaliação das Finanças como qualquer português”, afirmou Pedro Nuno, em resposta à notícia do Correio da Manhã.

+ notícias: País

Novos beneficiários podem usar passe CirculaPT a partir de janeiro, segundo Portaria

O alargamento geográfico e de beneficiários do passe Social+, que mudou o nome para Circula.PT, vai entrar em vigor no primeiro dia de 2025, segundo portaria esta terça-feira publicada.

Terceiro fugitivo de Vale dos Judeus capturado em Itália

O georgiano Shergili Farjiani foi capturado ao final da tarde desta terça-feira em Itália, avançou a CNN Portugal. É o terceiro dos cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus que em setembro fugiram.

Empresas admitem dificuldade em contratar para o Natal e oferecem incentivos

As empresas enfrentam dificuldades para reforçar equipas durante a época natalícia estando, por isso, a avançar com "incentivos" para atrair trabalhadores, como prémios de desempenho ou a possibilidade de integração permanente, segundo as recrutadoras ouvidas pela Lusa.