Empresários portugueses e brasileiros reúnem-se para analisar tendências económicas globais

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 mai (Lusa) -- Empresários portugueses e brasileiros reúnem-se quinta-feira para discutir as relações entre os dois países e analisar as tendências económicas globais em São Paulo, disse hoje Miguel Horta e Costa, comissário do Ano de Portugal no Brasil.

No evento, "vamos ter empresários portugueses e brasileiros analisando aquilo que são as tendências globais hoje no mundo, o seu impacto nas economias e com os casos muito especiais do Brasil e de Portugal", disse à Lusa Miguel Horta e Costa, a respeito do encontro promovido pelo Espírito Santo Investiment Bank (BESI), de que é também vice-presidente.

O "Encontro de Líderes Empresariais Portugal-Brasil 2013" tem lugar na quinta-feira no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, no âmbito do Ano de Portugal no Brasil.

O Ano de Portugal no Brasil/Ano do Brasil em Portugal teve início a 07 de setembro de 2012 - Dia da Independência do Brasil - e prolonga-se até 10 de junho de 2013 - Dia de Portugal -, com centenas de eventos programados nos dois países e em várias áreas, como a cultural e a económica.

Miguel Horta e Costa sublinhou que estes eventos são também uma oportunidade para os brasileiros conhecerem um Portugal mais moderno.

"Para além da área cultural, nós também resolvemos dar muita força à área da economia e do desenvolvimento empresarial", afirmou.

Miguel Horta e Costa disse que "vários encontros de negócios, muitos deles com o envolvimento das câmaras portuguesas de comércio e indústria" foram organizados em várias localidades do Brasil, no âmbito do Ano de Portugal no Brasil.

"Agora, vamos ter aquele que será, talvez, o evento mais importante da área da economia", referindo-se ao encontro promovido pelo BESI.

"Estou certo que vai ser um momento muito importante de encontro, de troca de impressões, de sensibilidades, de visões em relação ao futuro por parte de empresários portugueses e brasileiros, que tem agora uma oportunidade de fazer aquilo que chamamos de networking, criar pontos, criar relações e estabelecer ligações", acrescentou.

De acordo com Horta e Costa, será uma "tarde de reflexão conjunta de empresários portugueses e brasileiros, com o apoio da McKinsey Global Institut", uma consultora empresarial.

O encontro empresarial deverá contar com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, pelo presidente da comissão executiva do BESI, José Maria Ricciardi, por Miguel Horta e Costa, pela ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy e pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel.

CSR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.