Estaleiros de Viana assumem construção de navio de cruzeiros para o Japão por 100 milhões de euros 

Estaleiros de Viana assumem construção de navio de cruzeiros para o Japão por 100 milhões de euros 
| Norte
Porto Canal

O grupo Martifer vai construir um navio de cruzeiros de luxo para a empresa Ryobi Holdings Co., do Japão, nos Estaleiros de Viana do Castelo.

O navio que terá capacidade para mais de 100 passageiros vai começar a ser construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo da West Sea, nas próximas semanas, avançou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado e Valores Imobiliários (CMVM), citado pelo Jornal de Negócios.

O navio de cruzeiros que irá operar maioritariamente no Japão e sudoeste asiático, terá um comprimento de aproximadamente 110 a 120 metros, uma boca de 19 metros e um calado de cerca de cinco metros.

“A escolha da West Sea para a construção deste primeiro luxuoso navio de cruzeiros da Ryobi é, simultaneamente, uma satisfação e um orgulho para os estaleiros de Viana do Castelo pelo reconhecimento internacional da sua excelência e capacidade para a concretização de um projeto desta envergadura”, reforça a administração do grupo no mesmo comunicado.

Recorde-se que desde que a empresa iniciou atividade nos estaleiros de Viana do Castelo, em maio de 2014, já realizou um total de 17 construções navais, quatro conversões e a reparação de 320 navios, de acordo com o Jornal de Negócios.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.