Associação Turismo do Porto e Turismo Porto e Norte aprovam plano conjunto de 14milhões de euros até 2030

Associação Turismo do Porto e Turismo Porto e Norte aprovam plano conjunto de 14milhões de euros até 2030
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Turismo do Porto querem ser uma “organização de expressão internacional” e aprovaram um plano de atividades de 14 milhões de euros para os próximos sete anos.

“A nova visão do Turismo do Porto e Norte de Portugal/Associação de Turismo do Porto e Norte será a de afirmar-se como uma organização de expressão internacional, que visa promover o destino Porto e Norte de Portugal de forma inovadora e competitiva, aportando valor à economia da região, seguindo valores de sustentabilidade e de serviço excecional ao visitante”, lê-se num comunicado da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) enviado hoje à agência Lusa.

Em entrevista telefónica à Lusa, o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, que acumula a presidência da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATA), explicou que a estratégia até 2030 é a de promover o destino turístico da região Norte de Portugal com o plano de atividades aprovado, na ordem dos 14 milhões de euros, e que tem como “objetivos estratégicos” a “sustentabilidade”, a “autonomia financeira”, bem como a “capacitação e qualificação”.

As duas entidades assumiram em assembleia-geral, na sexta-feira passada, em Matosinhos (Porto), uma nova missão no sentido de desenvolver o destino e trabalhar no sentido de concretizar objetivos ambiciosos de “médio e longo prazo”, tendo a “inteligência estratégica”, “diversificação” e “posicionamento do destino” como desígnios.

A apresentação, discussão e aprovação da estratégia para 2024/30 e o plano de atividades e orçamento para 2024 foram os pontos principais da ordem de trabalhos da sessão que decorreu em Matosinhos.

Luís Pedro Martins congratula-se com a confiança depositada pelos associados, pela aprovação da Estratégia 2024/2030, mas observou que só será possível atingir o “patamar de sofisticação” que o setor reclama se houver união e não se desperdiçarem oportunidades de fazer crescer em valor toda a região.

“Sejamos capazes de nos unir em tempo de abundância, como o fizemos em tempo de dificuldade e perceber o valor do turismo na melhoria da qualidade de vida das pessoas que habitam o território”, acrescentou.

Na assembleia-geral foi ainda aprovada uma Moção de Louvor à Direção e uma Moção de Apoio ao Jornal de Notícias, "uma marca incontornável no Norte de Portugal, com um papel de enorme relevo na promoção da economia da região, e um dos jornais mais emblemáticos do país", lê-se ainda no comunicado.

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