Assunção Cristas assinou acordo com oito municípios para verticalização no setor da água

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jul (Lusa) -- A ministra do Ambiente afirmou hoje esperar que o contrato assinado com o Sistema de Águas da Região do Noroeste para a verticalização no setor da água seja o "pontapé de saída" para estender este modelo pelo país.

No final da cerimónia, questionada pelos jornalistas sobre a crise na coligação que sustenta o Governo, Assunção Cristas respondeu apenas que o acordo hoje assinado "dá nota de que [o Governo está empenhado] em trabalhar dentro daquilo que são as prioridades das várias áreas", acrescentando que não faria qualquer outro comentário sobre o assunto.

A ministra assinou hoje, com os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, a primeira parceria entre o Estado e as autarquias a concretizar um processo de verticalização do setor das águas, que vai reunir, numa única entidade gestora, os serviços em "alta" -- prestados aos municípios -- e os serviços em "baixa" -- prestados aos consumidores/utilizadores finais.

"Acredito que [este acordo] é o início da verticalização em todo o país", disse, no discurso que encerrou a cerimónia, defendendo que esta alteração no setor das águas é "um movimento que é fundamental para trazer organização, ganho de escala, eficiência, e melhor uso de todos os recursos, [incluindo] os financeiros", porque permitirá, quando implantada em todo o país, "poupar cerca de 175 milhões de euros por ano".

Assunção Cristas acrescentou, ainda, que é necessário "reestruturar todo o sistema, para lhe dar solidez e equilíbrio financeiro", e disse esperar que se chegue "a um momento em que a gestão possa ser privada, essencialmente", porque é necessário "dinheiro fresco para os investimentos e porque equilibrar a dívida que, no total do grupo Águas de Portugal, ascende a 3 mil milhões de euros".

O caminho, defendeu, deve ser "em conjunto": na gestão empresarial, na estabilidade tarifária, na solidariedade intermunicipal, na poupança, e no ganho em eficiências.

"Espero que [este acordo] seja o pontapé de saída para outros a breve trecho", afirmou, considerando que, "depois das eleições autárquicas, as portas vão abrir-se com mais facilidade".

A falar pelos oito municípios, o presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, (PS), afirmou que as autarquias estão "muito satisfeitas" com este acordo, que representa a união destes municípios para terem "um serviço mais eficiente, mais sustentável e solidário para as populações".

Contudo, lembrou à ministra, nem tudo depende dos municípios neste campo. Por exemplo, disse, "há muito tempo que se está para se decidir se se faz ou não se faz a Barragem do Fridão". Estas decisões que cabem ao Governo, defendeu, "têm que ser tomadas o mais rápido possível".

O contrato de parceria inclui um plano de investimentos de cerca de 150 milhões de euros, a executar pela Águas do Noroeste, que privilegiará, entre outros aspetos, a extensão do serviço, com a construção de novas redes municipais de distribuição de água e de recolha de efluentes.

O projeto abrangerá oito municípios, que ocupam 1,9 % do território nacional e onde vivem cerca de 300 mil habitantes.

JYF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.