Casa do Douro precisa de obras de requalificação urgentes e pede apoio ao Governo

| Norte
Porto Canal

Em 1944 ergueu-se a sede da Casa do Douro na cidade do Peso da Régua. O esforço dos viticultores permitiu a construção do emblemático edifício, com a assinatura do arquiteto José Porto que acabou por se tornar a imagem da lavoura duriense.

O passar dos anos tem deixado marcas profundas no edifício que precisa de obras urgentes de reabilitação. Sem verbas para realizar as obras necessárias, a Federação Renovação do Douro, que é a atual proprietária do edifício, pede apoio ao governo para evitar uma maior degradação do edifício.

O presidente da autarquia do Peso da Régua considera que será inevitável que o edifício volte a esfera pública e por isso o melhor é avançar de alguma forma com as obras de recuperação necessárias e, dessa forma, a autarquia promete dar o apoio possível para resolver este problema.

Na última semana, a ministra da Agricultura afirmou no Parlamento que há uma proposta relativa ao património da Casa do Douro, a celebrar entre os credores públicos e um contrato de usufruto dos armazéns, mas não adiantou nada sobre o edifício que é sede da instituição.

 

+ notícias: Norte

Revolução nos transportes da AMP. UNIR substitui cerca de 30 operadores privados da região

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entra em serviço esta sexta-feira, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região.

13 serviços de urgências no Norte com limitações na próxima semana

Trinta e nove serviços de urgência em todo o país vão estar limitados na próxima semana, incluindo algumas áreas mais críticas, como a Via Verde AVC, indicou esta sexta-feira a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Portugueses provocam longas filas de trânsito na corrida ao Natal de Vigo

O trânsito no sentido Sul-Norte, na A3, na zona de São Pedro da Tore, em Valença, esteve fortemente condicionado esta sexta-feira por centenas de automóveis de matrícula portuguesa que tentavam atravessar a fronteira em direção à cidade Natal de Vigo.