Administração do Porto de Leixões vai investigar incidente que provocou a queda de dois contentores
Porto Canal/Agências
Em comunicado de imprensa, a APDL explica que a queda de dois contentores vazios para a via pública e do embate de um deles contra um veículo ligeiro ocorreu “esta manhã”, na sequência de “condições climatéricas adversas que se fizeram sentir particularmente ao início da manhã”.
“A APDL acionou de imediato o Plano de Segurança Interna do Terminal Ferroviário de Leixões, remetendo para as suas conclusões eventuais diligências futuras”.
Os contentores foram entretanto retirados da via pública.
A APDL indica que está a acompanhar de caso, especificamente no apoio “necessário ao condutor e passageiro do veículo atingido no incidente”.
Devido ao mau tempo, o IPMA colocou sete distritos de Portugal continental esta quinta-feira e sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 9h00 desta quinta-feira e as 15h00 de sexta-feira, devido à previsão de “ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros”.
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).
Esta quinta-feira está também previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para esta quinta-feira nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.