Governo garante que Portugal vai continuar a receber bacalhau sem químicos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jul (Lusa) -- O Governo disse hoje que a proposta aprovada a nível europeu, na segunda-feira, sobre a introdução de polifosfatos no bacalhau prevê exceções para Portugal e contempla o fornecimento de peixe sem aqueles químicos.

Em comunicado, o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, explicou que o documento votado esta semana pelo Comité Permanente para a Cadeia Alimentar e de Saúde Animal da União Europeia, que contou com o voto favorável de Portugal, "inclui medidas específicas para Portugal".

"Nessas medidas está contemplado o fornecimento à indústria portuguesa de bacalhau sem polifosfatos, a possibilidade de confirmação da presença da mesma, o compromisso da Comissão [Europeia] de durante três anos acompanhar esta questão e, por último, a informação ao consumidor através da rotulagem", referiu o secretário de Estado.

De acordo com o Governo, a proposta da Comissão Europeia, apresentada em 2011, contou com a "firme oposição de Portugal", tendo sido "reestruturada de modo a contemplar com medidas protetoras específicas para Portugal".

"Portugal conseguiu, assim, ao longo de mais de um ano, corrigir uma proposta de regulamento altamente comprometedora para o país, industria e consumidores, transformando-a numa salvaguarda do tradicional bacalhau salgado seco, produto típico português", acrescentou o secretário de Estado.

Também hoje, o Bloco de Esquerda disse querer que o Governo explicasse os motivos do voto favorável à utilização de fosfatos no bacalhau e as garantias que assegurou para a indústria portuguesa deste setor.

Na quinta-feira, o secretário-geral da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB), Paulo Mónica, afirmou à Lusa que a aprovação do uso de polifosfatos e outros químicos no bacalhau poderá levar a um aumento de preços daquele peixe.

No mesmo dia, em comunicado, o eurodeputado do Partido Socialista (PS) Capoulas Santos lamentou que Portugal tenha votado a favor da introdução de polifosfatos no bacalhau, numa votação que contou com a oposição de França e do mais recente membro da União Europeia, a Croácia.

Segundo Paulo Mónica, a função dos polifosfatos é reter a humidade dentro dos produtos, o que faz com que se impeça que "a água saia do bacalhau" e que a cura do peixe, modo tradicional de secagem em Portugal, demore duas a três vezes mais do que o normal, tendo um efeito imediato que é o do "agravamento dos custos com a secagem".

Paulo Mónica lembra que as preocupações da indústria foram comunicadas em devido tempo ao Governo e sublinha que vai conduzir a um "incremento brutal do tempo de secagem e de custos com energia, e mesmo com mão-de-obra", o que se pode repercutir junto do consumidor final e ter um impacto no setor, no qual os produtores estrangeiros vão ficar "com caminho livre para ditarem os preços e levarem à falência a indústria portuguesa".

Para além das consequências em termos de custos, o secretário-geral da AIB salienta que a introdução destes químicos no bacalhau vai modificar a textura do mesmo, a cor e até o sabor.

TDI (EA) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.