Trabalhadores de fábrica de calçado de Felgueiras parados há um mês por salários em atraso. Futuro permanece incerto
Porto Canal
Os trabalhadores da fábrica de calçado J.B. Sousa Duarte, Lda., localizada em Sendim, Felgueiras, estão parados há um mês, porque têm salários em atraso. A fabrica está num processo de revitalização e os funcionários temem o futuro.
A direção da empresa de calçado mudou em fevereiro deste ano. A empresa é, agora, de Myles Bunyard. Segundo os funcionários, na antiga administração, estes problemas não existiam.
Os trabalhadores foram de férias com os salários em atraso, e regressaram no dia 6 de setembro. “Nessa altura tivemos uma reunião com o patrão onde fomos informados que os salários em atraso iriam ser regularizados, mas até agora não fez o que nos prometeu”, declarou uma trabalhadora.
De acordo com o código do trabalho, o trabalhador pode suspender a prestação de trabalho depois de passarem 15 dias após o incumprimento, ou resolver o contrato se tiverem decorrido pelo menos 60 dias. O que não está a favor dos trabalhadores é que a empresa se encontra num processo especial de revitalização, que pretende recuperar a situação económica da empresa, em vez de a encerrar.
Além da falta de remuneração, os funcionários falam ainda em discriminação. Os trabalhadores não podem arranjar outro trabalho, porque continuam associados à empresa. O futuro dos trabalhadores é incerto, mas garantem que não vão voltar a confiar na administração da fábrica.