Trabalhadores de fábrica de calçado de Felgueiras parados há um mês por salários em atraso. Futuro permanece incerto

| Norte
Porto Canal

Os trabalhadores da fábrica de calçado J.B. Sousa Duarte, Lda., localizada em Sendim, Felgueiras, estão parados há um mês, porque têm salários em atraso. A fabrica está num processo de revitalização e os funcionários temem o futuro.

A direção da empresa de calçado mudou em fevereiro deste ano. A empresa é, agora, de Myles Bunyard. Segundo os funcionários, na antiga administração, estes problemas não existiam.

Os trabalhadores foram de férias com os salários em atraso, e regressaram no dia 6 de setembro. “Nessa altura tivemos uma reunião com o patrão onde fomos informados que os salários em atraso iriam ser regularizados, mas até agora não fez o que nos prometeu”, declarou uma trabalhadora.

De acordo com o código do trabalho, o trabalhador pode suspender a prestação de trabalho depois de passarem 15 dias após o incumprimento, ou resolver o contrato se tiverem decorrido pelo menos 60 dias. O que não está a favor dos trabalhadores é que a empresa se encontra num processo especial de revitalização, que pretende recuperar a situação económica da empresa, em vez de a encerrar.

Além da falta de remuneração, os funcionários falam ainda em discriminação. Os trabalhadores não podem arranjar outro trabalho, porque continuam associados à empresa. O futuro dos trabalhadores é incerto, mas garantem que não vão voltar a confiar na administração da fábrica.

 

+ notícias: Norte

Retorno da ligação aérea Bragança-Portimão: “Uma grande oportunidade para quem nunca pensaria em vir a Trás-os-Montes”

Após mais de quatro meses de interrupção devido a atrasos no concurso para a concessão da linha, a ligação aérea Bragança-Portimão foi retomada há uma semana, trazendo alívio para os passageiros que dependem daquele serviço. A equipa do Porto Canal embarcou num voo da Sevenair para fazer um balanço do impacto do regresso da linha, que promete encurtar as distâncias e facilitar as longas viagens entre os extremos norte e sul do país.

Savannah retomou campanha de prospeções de lítio em Boticas

A Savannah Resources retomou esta semana as prospeções de lítio em Covas do Barroso, em Boticas, depois de uma providência cautelar ter suspendido os trabalhos durante 15 dias, e acredita estar a construir cada vez mais “plataformas de confiança”.

ULS implementa teleconsultas em várias especialidades no distrito de Bragança

A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) tem um novo projeto de teleconsultas implementado no distrito de Bragança em novas valências, que visa contribuir para a redução de deslocações às unidades de saúde, foi esta quinta-feira revelado.