Porto de Leixões terá 38 ME para modernizar terminal ferroviário e ponte móvel

Porto de Leixões terá 38 ME para modernizar terminal ferroviário e ponte móvel
| Porto
Porto Canal/Agências

O porto de Leixões contará com 38 milhões de euros provenientes do programa de fundos europeus Portugal 2030 para modernizar o seu terminal ferroviário e a ponte móvel, entre outros investimentos, disse esta segunda-feira à Lusa a administração portuária.

De acordo com respostas da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) a questões da Lusa, dos 38 milhões de euros sinalizados no Plano Anual de Avisos do Portugal 2030, a administração portuária pretende promover "a modernização das vias portuárias do porto de Leixões, incluindo o reordenamento da circulação no acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML)", bem como a "modernização" do mesmo TMFL.

"A modernização da ponte móvel, melhorando as condições de acessibilidade marítima às docas interiores do porto de Leixões, bem como a melhor integração porto-cidade" é outro dos pontos elencados pela empresa portuária liderada por João Neves.

Nos planos da APDL está também "a construção de infraestrutura para a prestação de serviços portuários (Centro Inspetivo), com a concentração das atividades inspetivas e otimização dos movimentos da carga em porto, contribuindo para a melhoria do desempenho ambiental do porto", bem como "a criação de um novo Data Center Tier III [Centro de Dados], majorando a segurança da informação, incluindo na perspetiva da cibersegurança".

Por fim, a APDL pretende ainda a "implementação de Onshore Power Supply (OPS) com a subestação de alta tensão, modernização da rede de média tensão e implementação de piloto OPS, infraestruturas que para além de permitirem a alimentação elétrica dos navios durante as respetivas acostagens em portos, são também necessárias para a integração da energia proveniente de Fontes de Energia Renováveis (FER)".

O 'bolo' total do Portugal 2030 para o porto de Leixões envolve investimentos "inseridos no Plano Nacional de Infraestruturas 2030, na Estratégia Nacional para o Mar (2021-2030) e Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026", segundo a APDL.

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