Dados roubados da Câmara de Gondomar estão disponíveis na 'dark web'

Dados roubados da Câmara de Gondomar estão disponíveis na 'dark web'
| Porto
Porto Canal

Os dados informáticos que foram roubados na sequência de um ataque informático à Câmara Municipal de Gondomar estão a ser vendidos na ‘dark web’, avança, esta segunda-feira, o Jornal de Notícias.

Segundo a mesma fonte, o valor base pelas informações foi estabelecido em bitcoins e corresponde a 260 mil euros.

Por este montante, os responsáveis pelo ataque dizem ter “dados exclusivos, únicos e impressionantes” acerca do Município, informa o JN. 

Passados 13 dias do ataque informático, a autarquia gondomarense permanece sem sistema informático.

De acordo com informação apurada pelo mesmo jornal, o grupo já divulgou documentação oficial da Câmara Municipal, como por exemplo cartões de cidadão, passaportes e ainda uma listagem com os números de investimentos do Município.

Os dados pertencentes a Gondomar vão permanecer em leilão até esta sexta-feira, depois deste prazo os hackers garantem partilhar a informação que possuem no site pessoal, noticia o JN.

O primeiro pedido de resgate efetuado à autarquia foi de “20 bitcoins”, aproximadamente meio milhão de euros, contudo, já “houve outro de 30 bitcoins”, cerca de 750 mil euros, mas ambos não foram efetivados porque “nunca foi aconselhado pelas autoridades responder a qualquer um deles”, escreve o JN, citando fonte da Câmara.

O JN dá conta que o Município já fez denúncias ao Ministério Público e contratou especialistas “para tentar salvar dados”.

Face a esta cirscunstância, a Câmara de Gondomar teve que definir metas e voltar a "tramitar tudo em papel, enquanto isto não ficar 100% operacional", revelou a mesma fonte ao JN. 

A partir desta segunda-feira, os munícipes já podem socorrer-se dos serviços do Município, como o Balcão Único.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.