Ministro do Ambiente atacado com tinta durante conferência
Porto Canal
O ministro do Ambiente e da Ação Climática foi atacado com tinta durante a abertura da CNN Portugal Summit, avança a CNN Portugal.
O ministro Duarte Cordeiro estava a ser entrevistado quando uma ativista lhe atirou tinta verde interrompendo a entrevista. O evento tem, esta terça-feira, como tema “A nova energia é verde”.
Vídeo: CNN Portugal
As ativistas atiraram os objetos com tinta verde com palavras de ordem: “sem futuro não há paz”.
"O Governo provou que não quer saber da transição climática ao fazer conferências com a EDP e a GALP", "Este vai ser o último inverno de gás", "Não permitimos que vendam o nosso futuro" e " A Galp e a EDP não querem saber da transição justa", foram algumas das frases que as jovens gritaram.
As ativistas foram, entretanto, retiradas da sala e a conferência foi interrompida para o ministro trocar de roupa e a sala ser limpa.
Duarte Cordeiro regressou à sala alguns minutos depois, tendo sido retomada a conferência, na qual defendeu que "estas formas de manifestação não resultam" e contribuem para que a causa climática "perca apoio social".
"Eu não me queixo de quem vai para a rua reivindicar pelo seu planeta e pelo seu futuro, [...] eu queixo-me de determinadas formas de manifestação que são intolerantes e têm como objetivo procurar, através da intolerância, calar os outros", afirmou o ministro do Ambiente, sublinhando que o Governo considera que se deve "envolver as empresas no processo da transição [energética]"