112, partilha de ambulâncias e hospitais entre o Norte de Portugal e Galiza começam no próximo ano

| Norte
Porto Canal

Afinal, o 112 transfronteiriço só estará a funcionar em 2024. As diferenças legislativas entre Portugal e Espanha estarão a dificultar o processo. Estava previsto que a partilha de ambulâncias e hospitais entre o norte do país e a Galiza começasse ainda este ano.

Depois de formalizado na última Cimeira ibérica, o memorando de entendimento para a criação do chamado 112 transfronteiriço foi assinado em dezembro de 2022. Previa-se que em meados deste ano, a partilha de meios de socorro entre o Norte de Portugal e a Galiza já fosse uma realidade. Mas afinal ainda não será em 2023.

Pela mesma razão ainda não saiu do papel o estatuto do trabalhador transfronteiriço. As Euro regiões de Portugal e Espanha estão por estes dias reunidas, em Vigo, para reivindicar que seja dada luz verde ao mecanismo de proteção laboral. Só entre o Norte do país e Galiza tdos os dias cerca de cinco mil trabalhadores cruzam todos os dias as fronteiras.

Ainda assim, são reconhecidos progressos.

Durante dois dias, na segunda edição do encontro dos Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial trocam-se experiências e desafios comuns. Procura-se aprofundar a cooperação entre as regiões de fronteira

+ notícias: Norte

Já são conhecidos os horários da UNIR para Gondomar, Valongo, Paredes e Santo Tirso

Já estão disponíveis os horários para Gondomar, Valongo, Paredes e Santo Tirso da rede de autocarros UNIR. O serviço entrou em vigor esta sexta-feira, dia 1 de dezembro.

Revolução nos transportes da AMP. UNIR substitui cerca de 30 operadores privados da região

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entra em serviço esta sexta-feira, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região.

Ligação Braga-Porto pela A3 cai com chegada da UNIR. Centenas de utilizadores perdem transporte diário

Centenas de utilizadores que se serviam do autocarro da Transdev para se deslocarem de Braga até ao Porto, pela A3, vão deixar de o poder fazer a partir desta sexta-feira, data que assinala o início de operações da UNIR, a nova rede de transportes que vai servir a Área Metropolitana do Porto (AMP).