Terraços desenhados por Fernando Távora em Aveiro vão ser requalificados

Porto Canal / Agências
A Câmara Municipal de Aveiro aprovou adjudicar, por 635 mil euros, à empresa Empribuild, Lda. a requalificação da escadaria e terraços do edifício ATLAS, desenhados pelo arquiteto Fernando Távora.
“Considerando o avançado estado de degradação da zona referenciada, provocada essencialmente por falhas na impermeabilização e deficitária capacidade de drenagem pluvial, com consequente insalubridade das lojas existentes abaixo, a Câmara Municipal de Aveiro avançou para uma importante intervenção de requalificação deste espaço público da cidade, na qual será demolida a laje atual e construída uma nova laje de cobertura/terraço, com reforço da impermeabilização e da solução estrutural”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
O próprio edifício ATLAS foi alvo de profunda intervenção, numa empreitada de 1,6 milhões de euros, tendo voltado à sua função original, a de Biblioteca Municipal e de espaço de apoio aos empreendedores.
A empreitada de reabilitação do edifício, igualmente concebido pelo arquiteto Fernando Távora, procurou devolver as características originais, nomeadamente abrindo o rés do chão do edifício para a passagem livre de acesso à escadaria que se desenvolve como anfiteatro sobre a ria.
Na reunião desta quinta-feira do executivo municipal foi ainda aprovado adjudicar a empreitada da Casa Mortuária de São Jacinto, por cerca de 179 mil euros, com um prazo de execução de 150 dias.
“O novo equipamento municipal será construído junto ao Cemitério de São Jacinto, sendo servido por uma zona de estacionamento e passeios de acesso e terá, além do espaço para a cerimónia fúnebre, um pequeno arrumo de apoio ao Cemitério, uma instalação sanitária e uma área de apoio interior, preenchendo assim uma lacuna existente na Freguesia”, destaca a nota de imprensa.