Pedaladas solidárias. Bombeiro já arrancou de Lousada rumo a Paris para ajudar instituições sociais do concelho

| Norte
Porto Canal

Joaquim Aires já está na estrada a cumprir as 10 etapas a que se propôs para ajudar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

O bombeiro partiu de Lousada, junto ao Edifício dos Paços do Concelho, onde estava a família, alguns amigos e representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), rumo à capital gaulesa com a missão de ajudar. 

"Eu sou bombeiro, Sapador-bombeiro e a missão de todos os bombeiros é ajudar, resgatar, salvar e o objetivo é transformar a missão profissional do meu trabalho na missão de uma travessia de Lousada a Paris e tentar ajudar", frisou Joaquim Aires.

A primeira etapa foi entre Lousada e Mirandela. A segunda etapa é entre Mirandela e Miranda do Douro (108 kms) e segue depois da Valladolid (161 kms). A quarta etapa tem como destino Briviesca (181 kms), seguida de Pamplona. A sexta etapa é feita desde Pamplona até Salies- de- Béarn nim total de 131 kms. Posteriormente, o bombeiro continua para Marmande (181Kms) e Limoges (222 Kms) no oitavo dia. As últimas etapas são Chabris (196 Kms) e a chegada a Paris (207 Kms).

"Cada etapa terá associada uma das IPSS do concelho de Lousada, dia após dia, vai ter uma IPSS diferente, um IBAN diferente, que é o IBAN da própria instituição e assim vamos conseguir ajudar", realçou Joaquim Aires, visivelmente entusiasmado com a iniciaiva. 

"Tenho uns redondos 13 mil quilómetros feitos este ano e estou tão contente com a parte de ajudar, que acabo por esquecer a parte menos boa, que é o sacrifício e a dor, que é uma realidade. Não vou ter maneira de escapar a isso", rematou. 

Serão beneficiadas a ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, a ALDAF – Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares, Associação de Solidariedade Social de Nespereira, a Associação Social, Recreativa e Cultural “Ao Encontro das Raízes”, a AVE – Cooperativa de Intervenção Psico-Social, (ACIP), o Centro Social e Paroquial de Caíde, o Centro Social e Paroquial de Lustosa, o Centro Social e Paroquial de Sousela, bem como a Cooperativa Lousavidas e a Santa Casa da Misericórdia de Lousada.

+ notícias: Norte

Solução para linha Braga-Porto não pôs fim ao 'braço de ferro' entre AMP e CIM do Cávado

A ligação entre as cidades de Braga e do Porto pela A3 vai ser reposta, depois de ter sido desativada com o início das operações da UNIR, a nova rede de transportes que está a servir a Área Metropolitana do Porto (AMP) desde o dia 1 de dezembro, adiantou ao Porto Canal fonte da Câmara Municipal do Porto.

“Processo duro que começa com dificuldades”. Eduardo Vítor Rodrigues faz balanço do arranque da UNIR

Depois do primeiro dia útil da operação UNIR, a nova rede de transportes públicos rodoviários que está a servir a Área Metropolitana do Porto (AMP) desde o passado dia 1 de dezembro, Eduardo Vítor Rodrigues recorreu às redes sociais para fazer um balanço do arranque da operação.

"Desiludido" e "defraudado." Marco Martins aponta falhas à UNIR

No segundo dia útil após o início da circulação dos autocarros da rede UNIR, que estão a servir a Área Metropolitana do Porto desde o passado dia 1, o presidente da Câmara de Gondomar recorreu às redes sociais para expressar desagrado perante as falhas que estão a marcar o arranque da operação.