Pedaladas solidárias. Bombeiro já arrancou de Lousada rumo a Paris para ajudar instituições sociais do concelho
Porto Canal
Joaquim Aires já está na estrada a cumprir as 10 etapas a que se propôs para ajudar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
O bombeiro partiu de Lousada, junto ao Edifício dos Paços do Concelho, onde estava a família, alguns amigos e representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), rumo à capital gaulesa com a missão de ajudar.
"Eu sou bombeiro, Sapador-bombeiro e a missão de todos os bombeiros é ajudar, resgatar, salvar e o objetivo é transformar a missão profissional do meu trabalho na missão de uma travessia de Lousada a Paris e tentar ajudar", frisou Joaquim Aires.
A primeira etapa foi entre Lousada e Mirandela. A segunda etapa é entre Mirandela e Miranda do Douro (108 kms) e segue depois da Valladolid (161 kms). A quarta etapa tem como destino Briviesca (181 kms), seguida de Pamplona. A sexta etapa é feita desde Pamplona até Salies- de- Béarn nim total de 131 kms. Posteriormente, o bombeiro continua para Marmande (181Kms) e Limoges (222 Kms) no oitavo dia. As últimas etapas são Chabris (196 Kms) e a chegada a Paris (207 Kms).
"Cada etapa terá associada uma das IPSS do concelho de Lousada, dia após dia, vai ter uma IPSS diferente, um IBAN diferente, que é o IBAN da própria instituição e assim vamos conseguir ajudar", realçou Joaquim Aires, visivelmente entusiasmado com a iniciaiva.
"Tenho uns redondos 13 mil quilómetros feitos este ano e estou tão contente com a parte de ajudar, que acabo por esquecer a parte menos boa, que é o sacrifício e a dor, que é uma realidade. Não vou ter maneira de escapar a isso", rematou.
Serão beneficiadas a ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, a ALDAF – Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares, Associação de Solidariedade Social de Nespereira, a Associação Social, Recreativa e Cultural “Ao Encontro das Raízes”, a AVE – Cooperativa de Intervenção Psico-Social, (ACIP), o Centro Social e Paroquial de Caíde, o Centro Social e Paroquial de Lustosa, o Centro Social e Paroquial de Sousela, bem como a Cooperativa Lousavidas e a Santa Casa da Misericórdia de Lousada.