Adiada leitura do acórdão do administrador judicial acusado de se apropriar de dinheiro de empresas falidas

Adiada leitura do acórdão do administrador judicial acusado de se apropriar de dinheiro de empresas falidas
| Norte
Porto Canal/Agências

O Tribunal de Aveiro adiou esta terça-feira para 10 de outubro a leitura do acórdão do julgamento de um administrador judicial suspeito de se ter apropriado de quase meio milhão de euros de empresas falidas.

O adiamento ficou a dever-se à comunicação ao arguido de uma alteração não substancial dos factos da acusação.

O arguido, de 65 anos, que tem domicílio profissional em Anadia, está acusado de dois crimes de peculato.

Os factos remontam ao período entre março de 2015 e fevereiro de 2017, quando o arguido se terá apropriado de quantias monetárias pertencentes a duas massas insolventes, num total de cerca de 495 mil euros.

Para além da condenação criminal, foi igualmente formulado um pedido de declaração de perda a favor do Estado da vantagem obtida pelo arguido com a prática criminosa, no aludido montante.

Na primeira sessão de julgamento, em março, o arguido optou por não prestar declarações.

De acordo com a investigação, o arguido fez transferências para a sua conta e efetuou vários levantamentos em dinheiro sem documentos que o justificassem, sem autorização ou conhecimento da comissão de credores.

Na acusação, o Ministério Público (MP) diz que o arguido sabia que a referida quantia pertencente às duas massas insolventes, as quais estava incumbido de administrar, não lhe pertencia, fazendo-a sua, assim se locupletando em prejuízo das massas insolventes e de terceiros.

+ notícias: Norte

Acesso pedonal ao Hospital Pedro Hispano com novo concurso público

A construção do novo acesso pedonal ao Hospital Pedro Hispano, que está parada desde julho 2020, está de regresso. A administração do hospital publicou, em Diário da República, esta terça-feira, a abertura de um novo concurso público, avança o Jornal de Notícias.

Município de Aveiro assinala Dia Mundial do Coração com atividades para a população

A Câmara de Aveiro assinala na sexta-feira o Dia Mundial do Coração no âmbito do programa “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça”, que acontece na Praça do Mercado Manuel Firmino, entre as 10h30 às 17h00.

Mostra de cinema Close Up de Famalicão dedicada à infância e juventude

Filmes de Regina Pessoa, John Cassavetes e Glauber Rocha e um concerto de Sétima Legião fazem parte da oitava edição da mostra Close Up – Observatório de Cinema de Famalicão, marcada para outubro, revelou a organização.