Câmara de Gondomar vai voltar aos tribunais para retomar posse de bar em Valbom

Câmara de Gondomar vai voltar aos tribunais para retomar posse de bar em Valbom
Foto: Facebook Bar Bosa
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Gondomar, proprietária do bar junto ao Rio Douro, em Gramido, defende que o contrato de concessão com a empresa RB 57 Investimentos não é válido desde junho deste ano. Fonte da autarquia afirmou ao Porto Canal que vai “devolver à ação legal, aos tribunais, para que decidam o que fazer a seguir”.

Em causa estava o concurso público para a concessão do bar de Gramido que em junho atribuiu o espaço ao quarto classificado do concurso. Nessa data a Câmara de Gondomar dizia ao Jornal de Notícias que a empresa RB 57 Investimentos foi excluída por “violação do princípio da concorrência”, por terem sido apresentadas “duas propostas, uma por pessoa singular e outra por pessoa coletiva, ambas subscritas pela mesma pessoa”.

Também nessa altura a empresa interpôs uma providência cautelar para impedir a posse administrativa do espaço pela Câmara. A providência foi indeferida na sexta-feira (15) e, nesta segunda-feira quando tentou tomar posse administrativa do bar, o concessionário recusou a entregar a chave.

“Na sexta-feira fui notificado para entregar as chaves e as coisas do bar na segunda-feira, às 9 horas. Compareci, mas não apareceu ninguém. À tarde, sabendo da presença da PSP e da Polícia Municipal, voltei ao local e não autorizei a entrada no espaço", afirmou o antigo concessionário que foi autuado pelo incumprimento da decisão.

Fonte da autarquia refere ao Porto Canal que quer que “o bar deixe de funcionar de forma ilegal, visto que o contrato acabou em junho”.

Quanto ao futuro já há novo vencedor para a concessão, que “estaria pronto para começar a operar ou na iminência de começar a operação”, refere fonte da autarquia, caso não houvesse esta batalha legal.

+ notícias: Norte

Mais de 3.500 pessoas manifestaram-se em Ovar contra afetação à ULS de Aveiro

Mais de 3.500 pessoas vestidas de preto participaram este sábado em Ovar numa marcha de protesto em que a população reivindicou do Governo que recue na afetação dos 55.000 habitantes do concelho à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.

Um viaduto, três estações e oficinas. Uma viagem a pé pelos novos 3km da linha amarela do Metro do Porto

Dentro de três meses as obras de extensão da linha amarela até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, deverão estar concluídas. A garantia é dada ao Porto Canal pela Metro do Porto, que explica que no primeiro trimestre de 2024 serão feitos os testes de circulação necessários. Os prazos estão de acordo com os divulgados incialmente e tudo indica de que não deverão existir atrasos.

"Como sociedade, o que temos de fazer para virar isto ao contrário?" D. Américo Aguiar em entrevista exclusiva ao Porto Canal

D. Américo diz que o combate contra a pobreza deve começar por cada um de nós e não esperar apenas pelo poder político. Numa entrevista ao Porto Canal, poucas horas antes de se tornar cardeal, D. Américo deixa rasgados elogios a Jorge Nuno Pinto da Costa.