Dia da Igualdade Salarial. Mulheres ganham menos 16% e ocupam menos cargos de chefia

| Norte
Porto Canal

As mulheres ainda ganham menos 16% e ocupam menos cargos de chefia. Os dados divulgados por ocasião do Dia Internacional da Igualdade Salarial mostram que ainda existem muitas desigualdades entre o salário dos homens e das mulheres.  

Em Portugal a desigualdade do ganho mensal está a diminuir, no entanto as mulheres ainda ganham menos 15,9% que os homens. Apesar disso, promover a igualdade salarial ainda não é prioridade para muitas empresas.

O barómetro do Governo indica que os homens ganham mais 51,7% no ramo artístico e desportivo e mais 21,6% nas indústrias transformadoras, as mulheres continuam a ganhar menos nas funções iguais às dos homens, além de, ocuparem menos cargos de chefia.

As empresas que praticam desigualdade salarial são multadas, no entanto, de acordo com o Jornal de Notícias, desde 2013 que não são divulgadas os seus nomes.

Os dados de 2021, apontam que 89% das condenações a empresas acabaram em advertências.

+ notícias: Norte

Mais de 3.500 pessoas manifestaram-se em Ovar contra afetação à ULS de Aveiro

Mais de 3.500 pessoas vestidas de preto participaram este sábado em Ovar numa marcha de protesto em que a população reivindicou do Governo que recue na afetação dos 55.000 habitantes do concelho à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.

Um viaduto, três estações e oficinas. Uma viagem a pé pelos novos 3km da linha amarela do Metro do Porto

Dentro de três meses as obras de extensão da linha amarela até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, deverão estar concluídas. A garantia é dada ao Porto Canal pela Metro do Porto, que explica que no primeiro trimestre de 2024 serão feitos os testes de circulação necessários. Os prazos estão de acordo com os divulgados incialmente e tudo indica de que não deverão existir atrasos.

"Como sociedade, o que temos de fazer para virar isto ao contrário?" D. Américo Aguiar em entrevista exclusiva ao Porto Canal

D. Américo diz que o combate contra a pobreza deve começar por cada um de nós e não esperar apenas pelo poder político. Numa entrevista ao Porto Canal, poucas horas antes de se tornar cardeal, D. Américo deixa rasgados elogios a Jorge Nuno Pinto da Costa.