Festival Fantasporto 2024 vai ter cinema húngaro em retrospetiva

Festival Fantasporto 2024 vai ter cinema húngaro em retrospetiva
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto agendou a próxima edição para março de 2024 e a programação vai conter uma retrospetiva do “mundialmente multipremiado cinema húngaro”, anunciou a organização.

Em comunicado, o festival de cinema fantástico explica que fará a 44.ª edição de 1 a 10 de março de 2024, no Batalha Centro de Cinema, no Porto, sala “que deu ao festival um outro encanto”.

Da programação foi anunciada uma retrospetiva dedicada ao cinema húngaro, dando como exemplo filmes de Márta Mészáros e Miklós Jancso, cuja cinematográfica já esteve em destaque em 2022 no Porto/Post/Doc, e ainda do realizador István Szabó.

Em retrospetiva no Fantasporto estará também o percurso do realizador belga Karim Ouelhaj, que este ano venceu três prémios no festival portuense com a longa-metragem “Megalomaniac”.

O Fantasporto é uma iniciativa da cooperativa Cinema Novo, teve a primeira edição em 1981 e é dirigido por Mário Dorminsky.

Em comunicado, a organização revela ainda que “está a lançar as bases para novos projetos como, por exemplo, o Museu do Fantasporto", algo que vai ao encontro das "raízes cinéfilas do Porto e do seu festival mais antigo”.

+ notícias: Porto

“Via Livre”. Câmara do Porto quer fiscais nos autocarros a multar quem estaciona indevidamente

Rui Moreira revelou, esta terça-feira, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, que a Câmara do Porto irá propor na próxima reunião do Executivo uma alteração aos estatutos da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), que permita retomar o modelo “Via Livre”, que consiste na presença de um fiscal municipal nos autocarros que circulam pela cidade, atuando sobre o estacionamento indevido que dificulta a circulação dos autocarros e elétricos.

Discoteca Eskada foi notificada para fechar logo no domingo

A discoteca Eskada, na rua da Alegria, no Porto, já foi notificada para encerrar. Segundo avança o Jornal de Notícias, que cita fonte ligada ao processo, a PSP do Porto terá entregado o documento ainda no domingo ao gerente deste estabelecimento.

Bactéria presente em fezes obriga ao fecho da Piscina da Constituição no Porto

A Piscina da Constituição, no Porto, está fechada após ter sido detetada na água a presença de uma bactéria habitualmente presente em fezes humanas e de outros animais, informou esta quarta-feira a empresa municipal Ágora.