Cerca de 150 quilos de planta invasora arrancada à mão por estudantes do Parque do Covelo no Porto

Cerca de 150 quilos de planta invasora arrancada à mão por estudantes do Parque do Covelo no Porto
DR
| Porto
Porto Canal / Agências

Um grupo de dezenas de estudantes arrancou manualmente cerca de 150 quilos da planta invasora Croscosmiiflora “Lúcifer” no Parque do Covelo, inserida na Semana de Receção 2023/2024 da Escola Superior de Saúde de Santa Maria e organizada pela ESSSM em parceria com o Campus Sustentável, Departamento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Escola e com a Associação de Estudantes da mesma.

Na sua página na Internet, a Câmara Municipal do Porto explica que a ação de limpeza, que envolveu estudantes e colaboradores da Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM), pretendia “sensibilizar para a necessidade de controlo sobre plantas invasoras que proliferam pela cidade”.

A planta Croscosmiiflora “Lúcifer”, refere o texto, “assume uma enorme taxa de reprodução, o que lhe confere vantagens frente às demais plantas, pelo que, rapidamente, vai ocupando o terreno, impedindo o desenvolvimento de outras espécies”.

O Parque do Covelo tem um “património arbóreo rico”, nomeadamente com a presença de 500 sobreiros, que têm como principal função a conservação de biodiversidade, sequestro de carbono, regulação do ciclo hidrológico e proteção do solo.

+ notícias: Porto

Politécnico do Porto investe 3 milhões de euros em residência para estudantes em Felgueiras

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) lançou esta quarta-feira um concurso para a construção de uma residência de estudantes, em Felgueiras, no distrito do Porto, segundo publicação em Diário da República.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.