Cerca de 150 quilos de planta invasora arrancada à mão por estudantes do Parque do Covelo no Porto
Porto Canal / Agências
Um grupo de dezenas de estudantes arrancou manualmente cerca de 150 quilos da planta invasora Croscosmiiflora “Lúcifer” no Parque do Covelo, inserida na Semana de Receção 2023/2024 da Escola Superior de Saúde de Santa Maria e organizada pela ESSSM em parceria com o Campus Sustentável, Departamento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Escola e com a Associação de Estudantes da mesma.
Na sua página na Internet, a Câmara Municipal do Porto explica que a ação de limpeza, que envolveu estudantes e colaboradores da Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM), pretendia “sensibilizar para a necessidade de controlo sobre plantas invasoras que proliferam pela cidade”.
A planta Croscosmiiflora “Lúcifer”, refere o texto, “assume uma enorme taxa de reprodução, o que lhe confere vantagens frente às demais plantas, pelo que, rapidamente, vai ocupando o terreno, impedindo o desenvolvimento de outras espécies”.
O Parque do Covelo tem um “património arbóreo rico”, nomeadamente com a presença de 500 sobreiros, que têm como principal função a conservação de biodiversidade, sequestro de carbono, regulação do ciclo hidrológico e proteção do solo.