Feirantes na Póvoa de Varzim que separem resíduos vão receber recompensa

Feirantes na Póvoa de Varzim que separem resíduos vão receber recompensa
| Norte
Porto Canal / Agências

Os comerciantes que operam na feira semanal da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, estão a receber um desconto na mensalidade que pagam sempre que deixem o local de venda limpo e promovam a separação de resíduos.

A medida, que começou a ser implementada no final do ano passado pela Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, que tutela o local da feira, concede um desconto de 20% na licença mensal a todos os comerciantes que contribuam para a limpeza do espaço.

“Aplica-se a todos os feirantes que não tenham dívidas no pagamento das licenças e que, no final da sua atividade, deixem o local limpo e façam a separação dos resíduos. São, no total, cerca de 20 mil euros que deixámos de cobrar a quem nos ajuda a manter o espaço da feira sempre limpo", explicou o presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Ricardo Silva.

O autarca lembrou que desde que a medida foi implementada, e monitorizada pelos fiscais da feira, houve uma redução “muito significativa” dos resíduos deixados pelos comerciantes no chão.

“Dantes, para recolher todo o lixo, precisávamos de cinco a seis funcionários, mas nos últimos meses apenas dois funcionários conseguem apanhar as poucas coisas que ficam para trás”, detalhou o presidente da Junta.

Ricardo Silva acompanhou esta segunda-feira uma iniciativa promovida pela Câmara da Póvoa de Varzim e pela Lipor, empresa intermunicipal de tratamento da resíduos do Grande Porto, que visou sensibilizar os comerciantes, e também os clientes, a promoverem a separação de resíduos.

“Temos percebido que muitos [feirantes] já têm a preocupação de deixar o espaço limpo, mas alguns colocam tudo junto no mesmo contentor. É importante esta sensibilização para dar o passo seguinte e promovermos a separação dos resíduos”, explicou a vereadora com o pelouro do Ambiente do município da Póvoa de Varzim, Sílvia Costa.

A responsável explicou que já foi feito um projeto-piloto na feira semanal da freguesia da Aver-o-Mar que, em dois anos, “sensibilizou 65 comerciantes e mais de 500 clientes, recolhendo mais de cinco toneladas de resíduos devidamente separados”.

Sílvia Costa acrescentou que “foi reforçado o número de contentores para a recolha seletiva de papel e plástico e também o seu posicionamento no espaço de feira da Póvoa de Varzim”, apontando que tal serve também para sensibilizar quem faz compras no local.

“Aproveitamos a oportunidade para, junto das pessoas que vêm à feira, alertar para a necessidade de, no nosso dia a dia, assegurarmos a devida separação dos resíduos”, explicou no decorrer da iniciativa apelidada “Feira limpa, compras com gosto!”.

+ notícias: Norte

Mais de 3.500 pessoas manifestaram-se em Ovar contra afetação à ULS de Aveiro

Mais de 3.500 pessoas vestidas de preto participaram este sábado em Ovar numa marcha de protesto em que a população reivindicou do Governo que recue na afetação dos 55.000 habitantes do concelho à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.

Um viaduto, três estações e oficinas. Uma viagem a pé pelos novos 3km da linha amarela do Metro do Porto

Dentro de três meses as obras de extensão da linha amarela até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, deverão estar concluídas. A garantia é dada ao Porto Canal pela Metro do Porto, que explica que no primeiro trimestre de 2024 serão feitos os testes de circulação necessários. Os prazos estão de acordo com os divulgados incialmente e tudo indica de que não deverão existir atrasos.

"Como sociedade, o que temos de fazer para virar isto ao contrário?" D. Américo Aguiar em entrevista exclusiva ao Porto Canal

D. Américo diz que o combate contra a pobreza deve começar por cada um de nós e não esperar apenas pelo poder político. Numa entrevista ao Porto Canal, poucas horas antes de se tornar cardeal, D. Américo deixa rasgados elogios a Jorge Nuno Pinto da Costa.