Trabalhadores pediram mais de 107 mil autodeclarações de doença ao SNS24 em quatro meses

Porto Canal
Desde o início de maio até ao final de agosto, foram pedidas mais de 107 mil baixas de curta duração ao SNS24, uma média de quase 27 mil autodeclarações de doença por mês.
A medida permite aos trabalhadores justificar a ausência ao trabalho por um período máximo de três dias, em caso de doença. A declaração pode ser pedida através do Portal do SNS24, na app SNS24 ou através da Linha SNS24.
Cada trabalhador tem direito a pedir duas autodeclarações por ano. O requerimento deve ser feito num prazo máximo de cinco dias contados a partir o primeiro dia de falta por doença.
Durante os primeiros quatro meses em que a medida esteve em vigor, mais de 39 mil pedidos foram feitos na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, mais de 37 mil na ARS Norte, mais de 13 mil na ARS Centro, seguindo-se a ARS Algarve e a ARS Alentejo, ambas com um valor a rondar os quatro mil pedidos.
Nesse período, 58% dos pedidos foram feitos através da app, 41% através do Portal e apenas 1% através da linha telefónica.
A medida, que faz parte da Agenda para o Trabalho Digno, permite aliviar a pressão sobre os cuidados de saúde primários.