Trabalhadores pediram mais de 107 mil autodeclarações de doença ao SNS24 em quatro meses

Trabalhadores pediram mais de 107 mil autodeclarações de doença ao SNS24 em quatro meses
| País
Porto Canal

Desde o início de maio até ao final de agosto, foram pedidas mais de 107 mil baixas de curta duração ao SNS24, uma média de quase 27 mil autodeclarações de doença por mês.

A medida permite aos trabalhadores justificar a ausência ao trabalho por um período máximo de três dias, em caso de doença. A declaração pode ser pedida através do Portal do SNS24, na app SNS24 ou através da Linha SNS24.

Cada trabalhador tem direito a pedir duas autodeclarações por ano. O requerimento deve ser feito num prazo máximo de cinco dias contados a partir o primeiro dia de falta por doença.

Durante os primeiros quatro meses em que a medida esteve em vigor, mais de 39 mil pedidos foram feitos na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, mais de 37 mil na ARS Norte, mais de 13 mil na ARS Centro, seguindo-se a ARS Algarve e a ARS Alentejo, ambas com um valor a rondar os quatro mil pedidos.

Nesse período, 58% dos pedidos foram feitos através da app, 41% através do Portal e apenas 1% através da linha telefónica.

A medida, que faz parte da Agenda para o Trabalho Digno, permite aliviar a pressão sobre os cuidados de saúde primários.

+ notícias: País

Concorrência elogia Relação por confirmar abuso da EDP apesar de reduzir coima

A Autoridade da Concorrência (AdC) destacou esta terça-feira o facto de o Tribunal da Relação de Lisboa confirmar a condenação da EDP Produção por abuso de posição dominante, apesar de reduzir a coima de 48 para 40 milhões de euros.

Portugal sinalizado por tráfico de seres humanos, armas e droga

O tráfico de seres humanos, armas e droga são as principais ameaças criminosas em Portugal, segundo um relatório divulgado pela Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional, que aponta ainda riscos na criminalidade económico-financeira e no cibercrime.

PSP marca presença no novo ano letivo. Houve 1.309 ações de prevenção nas escolas

A PSP terminou a primeira de 11 operações nacionais programadas para o ano letivo 2023/2024, que envolveu 1.929 polícias e 1.309 ações de prevenção e erradicação de comportamentos de risco e crimes.