Comentários de Marcelo “põem em causa dignidade das mulheres”, afirma representante feminista

Porto Canal
O Presidente da República é muitas vezes criticado por falar de mais, em assuntos da esfera política. Desta vez, deixou a política de lado, mas manteve a ironia bem presente.
Em visita oficial ao Canadá, Marcelo Rebelo de Sousa comentou o decote de uma emigrante.
"A sua filha ainda apanha uma gripe, já viu esse decote”, é possível ouvir no vídeo, que foi partilhado na rede social X, antigo Twitter.
1973 Jornalista
— vargas (@volksvargas) September 15, 2023
1990 Professor de Direito
2000 Comentador político
2016 Presidente dos afetos
2023 Taberneiro pic.twitter.com/r4BhkgovmJ
Já há alguns dias, também numa espécie de brincadeira, o Presidente fez entender que uma outra jovem estava com peso a mais.
“Senta-te aí na cadeira. Aguenta?”, disse Marcelo.
🚨 | PORTUGAL: Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa acha que jovem está acima do peso, e no momento em que ela se vai sentar pergunta: “a cadeira aguenta?”
— tafixe (@tafixe) September 11, 2023
👉 Como se chama a isto na tua cidade? pic.twitter.com/Ly94JeR2jQ
Os comentários estão a indignar alguns internautas, que partilham os dois momentos nas redes sociais.
Manuela Silva, diretora do Movimento Democrático das Mulheres mostrou também o seu desagrado, acerca destas duas situações, em entrevista ao Porto Canal.
“É lamentável. É focalizar o problema no aspeto físico. De facto, o Presidente fala demais e não fala aquilo que deve”, ressalvou a responsável, caraterizando o discurso de Marcelo como uma “maneira brejeira que põem em causa a dignidade das mulheres”.
A feminista reforça ainda que a responsabilidade do Chefe de Estado deveria focalizar-se em outros temas. “Há um conjunto de direitos que foram conquistados pelas mulheres que não estão a ser cumpridos e isto é que devia de preocupar o Presidente, não eram brejeirices (…) acho que ele fica muito mal visto”, destacou.