Matosinhos reabilita 17 habitações no Bairro Têxtil classificado de Interesse Municipal

Matosinhos reabilita 17 habitações no Bairro Têxtil classificado de Interesse Municipal
Câmara Municipal de Matosinhos
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Matosinhos vai reabilitar 17 habitações no Bairro da Caixa de Previdência da Indústria Têxtil que foi, recentemente, classificado de Interesse Municipal, adiantou esta terça-feira a empresa MatosinhosHabit, que gere o parque habitacional.

A empreitada, que vai agora ser lançada a concurso público, visa o interior das 17 habitações e tem um investimento de 272 mil euros, especificou a MatosinhosHabit, em comunicado.

O prazo de execução da obra é de quatro meses.

Esta obra insere-se nos objetivos da MatosinhosHabit e na Estratégia Local de Habitação de reabilitar 100 habitações devolutas ao longo deste ano.

O Bairro da Caixa de Previdência da Indústria Têxtil tem 155 fogos de habitação, dos quais 83 são propriedade da autarquia, explicou a MatosinhosHabit.

Porto Canal

Da autoria do arquiteto Germano de Castro Pinheiro, o bairro foi construído ao longo da década de 1950, numa época de grandes incentivos do regime político à indústria têxtil, setor com um peso muito significativo no mercado de emprego e na exportação nacional.

Nessa ocasião foi fomentada a construção de habitações de renda acessível em áreas na proximidade das instalações fabris, através das Caixas de Previdência, ao abrigo do Programa de Casas Económicas.

“O Bairro da Caixa Têxtil é um conjunto habitacional coeso e de forte identificação arquitetónica, destacando-se no contexto urbanístico em que se insere. Ao tempo, foi uma obra inspiradora pela modernidade e autenticidade da sua mensagem cultural”, afirma a presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares.

Porto Canal

+ notícias: Norte

UNIR. Alguns motoristas "não estão minimamente preparados", reconhece diretor dos Transportes Beira Douro

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, UNIR, entrou ao serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020. O arranque das operações tem sido, no entanto, alvo de muitas críticas e desconfianças.

“Assisti a isto no Comércio, depois assisti connosco”. O Jornal de Notícias é o último símbolo vivo do jornalismo impresso no Porto

Depois do desaparecimento dos generalistas Comércio do Porto e O Primeiro de Janeiro, ambos já no séc. XXI, o JN continua a ser o único jornal feito fora da capital do país.

Festival Authentica regressa a Braga com James Arthur, Xamã e T-Rex entre os destaques 

Calema, James Arthur, Xutos & Pontapés, Xamã, T-Rex e Karetus estão entre os artistas e bandas que atuam na 2.ª edição do festival Authentica, que acontece esta sexta-feira e no sábado no Altice Fórum Braga.