Matosinhos lança concurso para construir sete edifícios em Conjunto Habitacional S. Gens

Matosinhos lança concurso para construir sete edifícios em Conjunto Habitacional S. Gens
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos lançou um concurso público internacional para a construção de sete edifícios no Conjunto Habitacional S. Gens com um investimento de 13,5 milhões de euros, segundo anúncio publicado em Diário da República (DR). 

A empreitada implica a construção dos prédios em estrutura de betão armado, incluindo infraestruturas hidráulicas, instalações elétricas, telecomunicações, mecânicas, gás e segurança contra incêndio, segundo informação da autarquia a que a Lusa teve acesso.

Financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a obra tem um prazo de execução de 20 meses, refere o DR.

Em fevereiro, este município, do distrito do Porto, avançou já ter mais de 42 milhões de euros aprovados em candidaturas ao PRR, sendo a habitação uma das áreas contempladas.

Naquela ocasião, a câmara, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, anunciou a construção ou reabilitação de 260 fogos, num investimento de 37 milhões de euros, suportados por verbas do PRR e do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Já no âmbito do programa 1.º Direito serão criados 105 novos fogos em dois edifícios devolutos localizados na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de São Mamede de Infesta que a autarquia adquiriu para reabilitar, adiantou ainda.

Além disso, o município sublinhou que no Conjunto Habitacional de S. Gens seriam construídos 119 novos fogos.

No âmbito da Estratégia Local de Habitação de Matosinhos está prevista a construção de 384 habitações, acrescentou.

+ notícias: Norte

UNIR. Alguns motoristas "não estão minimamente preparados", reconhece diretor dos Transportes Beira Douro

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, UNIR, entrou ao serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020. O arranque das operações tem sido, no entanto, alvo de muitas críticas e desconfianças.

“Assisti a isto no Comércio, depois assisti connosco”. O Jornal de Notícias é o último símbolo vivo do jornalismo impresso no Porto

Depois do desaparecimento dos generalistas Comércio do Porto e O Primeiro de Janeiro, ambos já no séc. XXI, o JN continua a ser o único jornal feito fora da capital do país.

Festival Authentica regressa a Braga com James Arthur, Xamã e T-Rex entre os destaques 

Calema, James Arthur, Xutos & Pontapés, Xamã, T-Rex e Karetus estão entre os artistas e bandas que atuam na 2.ª edição do festival Authentica, que acontece esta sexta-feira e no sábado no Altice Fórum Braga.