FC Porto questiona entidades sobre comentário racista na Sporting TV contra Taremi

Porto Canal
O FC Porto recorreu à conta FC Porto Media na rede social Twitter para questionar, na tarde desta sexta-feira, entidades como a SOS Racismo, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o Ministério da Justiça sobre o comentário “xenófobo, racista e de ódio” proferido na estação televisiva do Sporting contra o jogador Mehdi Taremi.
“Isto é demasiado grave para passar incólume”, considera o departamento portista.
O que pensam sobre este discurso xenófobo, racista e de ódio na televisão do Sporting entidades como @sosracismo, @amnistiapt, @ERC_PT, @ECRI_CoE, @justica_pt, @govpt? Ou a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial? Isto é demasiado grave para passar incólume. pic.twitter.com/bioD81n0wQ
— FC Porto Media (@MediaPorto) September 8, 2023
As declarações em questão – que estão a suscitar acusações de racismo e xenofobia - foram proferidas por Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting e comentador, num espaço de comentário da Sporting TV em que era analisado um comunicado da Sporting SAD “em nome da urgência de ação necessária para a recuperação da imagem do futebol português”.
“Dá dois amarelos ao muçulmano que quando veio para Portugal não sabia nadar e até já sabe mergulhar, isso é impressionante”, comentou.
O Sporting CP foi contacto pelo Porto Canal, não tendo ainda reagido.