Feira Medieval de Matosinhos começa esta quarta-feira

Feira Medieval de Matosinhos começa esta quarta-feira
CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal / Agências

O Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, recebe de quarta a domingo a Feira Medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” com a recriação do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles, foi esta terça-feira anunciado.

Este matrimónio, que deu origem à crise de 1383-1385, vai ser recriado no domingo, 745 anos depois, com um desfile de guerreiros, nobres e clérigos, adiantou a Câmara Municipal de Matosinhos, do distrito do Porto, em comunicado.

Além deste momento, a feira, que terá as habituais tabernas de petiscos, bebidas e doçaria conventual, vai proporcionar aos visitantes a possibilidade de assistir ao trabalho executado ao vivo por artesãos e à recriação de várias lendas, vincou.

Ao longo destes cinco dias, o município, liderado pela socialista Luísa Salgueiro, estima que passem pelo recinto da feira cerca de 80 mil pessoas.

O evento oferece ainda animação, oficinas, música, dança, visitas ao Mosteiro de Leça do Balio, torneios a cavalo e treinos de armas e de aves, proporcionando um “entendimento mais profundo da história e cultura daquela época”, referiu.

Os bilhetes diários custam dois euros, sendo que as crianças até 1,30 metros não pagam, já a pulseira para os cinco dias do evento tem um custo de cinco euros.

No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso, conhecidos como “hospitalários”.

O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica.

Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira.

+ notícias: Norte

UNIR. Alguns motoristas "não estão minimamente preparados", reconhece diretor dos Transportes Beira Douro

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, UNIR, entrou ao serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020. O arranque das operações tem sido, no entanto, alvo de muitas críticas e desconfianças.

“Assisti a isto no Comércio, depois assisti connosco”. O Jornal de Notícias é o último símbolo vivo do jornalismo impresso no Porto

Depois do desaparecimento dos generalistas Comércio do Porto e O Primeiro de Janeiro, ambos já no séc. XXI, o JN continua a ser o único jornal feito fora da capital do país.

Festival Authentica regressa a Braga com James Arthur, Xamã e T-Rex entre os destaques 

Calema, James Arthur, Xutos & Pontapés, Xamã, T-Rex e Karetus estão entre os artistas e bandas que atuam na 2.ª edição do festival Authentica, que acontece esta sexta-feira e no sábado no Altice Fórum Braga.