"Até ficou baixa". Souto Moura não considera excessiva torre de 21 metros do mercado Time Out no Porto 

"Até ficou baixa". Souto Moura não considera excessiva torre de 21 metros do mercado Time Out no Porto 
| Porto
Porto Canal

As obras do Mercado Time Out na ala sul da emblemática estação de São Bento, no coração da cidade Invicta, estão em andamento, após um impasse de dois anos. Os trabalhos representam um investimento de 7,5 milhões de euros e deverão estar concluídos até ao final do ano. O ex-libris da empreitada é uma estrutura de 21 metros, já concluída, que foi considerada intrusiva pelo Icomos, orgão consultivo da UNESCO. Ainda assim, Souto Moura, o arquiteto responsável pelo projeto, não considera a torre excessiva, sublinhando que "até ficou baixa". 

"Mal era se não aumentasse, até ficou baixa. Ou se faz ou não se faz. Já se viu uma girafa baixa?", sublinhou o célebre arquiteto ao Jornal Público.

O Pritzker português realça que este é um procedimento normal. " É a vida das cidades, da época medieval até ao presente. A cidade não está embalsamada". 

Recorde-se que aquando do seu anúncio, o projeto foi alvo de diversas críticas, surgindo como uma das 14 obras ou projetos que punha em risco o valor patrimonial do Centro Histórico do Porto classificado como património mundial desde 1996.

Um primeiro parecer de 2 de abril de 2018 do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios ICOMOS (organismo consultivo da UNESCO para o património) - defendia que o projeto para a ala sul da estação era um "exemplo de demolição excessiva" e "fachadismo" e que "não devia ser aprovado".

Indicava ainda que "o projeto não tem em conta as recomendações internacionais em matéria de intervenção sobre património construído".

Entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019 foram enviadas ao ICOMOS mais informações sobre o projeto e, uma segunda avaliação, de março de 2019, a que hoje a Lusa teve acesso, refere que "a estrutura [torre] parece bastante grande, em comparação com o espaço comprimido disponível, numa parte da cidade já densamente construída".

Inês Santos Almeida, diretora-geral do Time Out Market Porto, salientou, em entrevista exclusiva ao Porto Canal que "num projeto desta envergadura isto acaba por ser normal, são os trâmites normais que temos sempre que passar. Por ser um imóvel icónico classificado pela UNESCO tem aqui outros requisitos que nós próprios queremos respeitar e portanto, foram os trâmites normais e as contingências que vivemos para chegar ao dia hoje e abrir ainda este ano", rematou.

As obras irão representar um investimento de 7,5 milhões de euros, sendo mais um momento de afirmação do projeto, que se tem revelado "um verdadeiro sucesso", contando com cinco localizações novas em 2019 na América do Norte - em Miami, Nova Iorque, Boston, Chicago e Montreal -, a que se somou o Dubai em 2021.

No novo espaço irão conviver 14 restaurantes e dois bares, "reunindo o melhor da cidade debaixo do mesmo teto", frisa a responsável.

Além do Porto e de Barcelona, estão ainda previstas mais aberturas em Osaka, Praga, Cidade do Cabo e Abu Dhabi.

 
 
 
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