Apreendidas mais de cinco toneladas de biqueirão em Matosinhos

Apreendidas mais de cinco toneladas de biqueirão em Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

O Destacamento de Controlo Costeiro da GNR apreendeu 5400 quilos de biqueirão, com o valor presumível de 32.400 euros, no âmbito de uma ação de fiscalização no porto de pesca de Matosinhos, distrito do Porto, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, a GNR refere que “foi detetada a venda de pescado em lota, registado em nome de uma embarcação que não realizou a captura”, procedimento que é proibido por lei e que motivou a apreensão.

Assim, explica, o valor da venda do pescado fica cativo à ordem do processo.

A GNR acrescenta que foram identificadas a empresa responsável e a referida embarcação, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por incumprimento das normas de captura determinadas na Política Comum das Pescas, sendo essa infração punível com coima máxima de 75.000 euros.

De acordo com a Unidade de Controlo Costeiro, a gestão da quota de biqueirão atribuída a Portugal é assegurada através de medidas que visam a gestão sustentável dos recursos marinhos, envolvendo a participação e acompanhamento das associações e organizações de produtores representativas do setor, respeitando os pareceres científicos e assegurando uma pesca que contribua para a melhoria dos rendimentos da atividade com níveis de exploração biologicamente sustentáveis.

+ notícias: Norte

UNIR. Alguns motoristas "não estão minimamente preparados", reconhece diretor dos Transportes Beira Douro

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, UNIR, entrou ao serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020. O arranque das operações tem sido, no entanto, alvo de muitas críticas e desconfianças.

“Assisti a isto no Comércio, depois assisti connosco”. O Jornal de Notícias é o último símbolo vivo do jornalismo impresso no Porto

Depois do desaparecimento dos generalistas Comércio do Porto e O Primeiro de Janeiro, ambos já no séc. XXI, o JN continua a ser o único jornal feito fora da capital do país.

Festival Authentica regressa a Braga com James Arthur, Xamã e T-Rex entre os destaques 

Calema, James Arthur, Xutos & Pontapés, Xamã, T-Rex e Karetus estão entre os artistas e bandas que atuam na 2.ª edição do festival Authentica, que acontece esta sexta-feira e no sábado no Altice Fórum Braga.