PCP questiona Governo sobre sensores óticos de detenção de fogos no Peneda-Gerês

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, 20 mai (Lusa) - O PCP quer saber se o Governo tem conhecimento de que a instalação de sensores óticos de detenção de incêndios no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) está atrasada e quais as razões desse mesmo atraso.

Num conjunto de perguntas dirigidas ao ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, os deputados do PCP perguntam ainda que medidas vão ser tomadas para que os sensores estejam a funcionar no início da época mais crítica dos incêndios, na fase Charlie, a partir de 01 de julho.

Os parlamentares comunistas Carla Cruz, Honório Novo, Jorge Machado e João Ramos querem também saber a quem foi adjudicada a implementação dos sensores óticos no PNPG.

Segundo os deputados, o Governo, por intermédio do Ministério da Administração Interna, anunciou que iriam ser instalados 13 sensores óticos no parque que entrariam em funcionamento a 01 de julho.

Mas, acrescentaram, "em reunião com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga, fomos informados que a instalação dos sensores está atrasada o que poderá potenciar as fragilidades no sistema de deteção de fogos".

O PCP relembrou que, nos últimos anos, tem havido um aumento "significativo" do número de fogos no parque, daí a necessidade dos sensores óticos.

Entre 1990 e 2008, segundo dados do então Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ocorreram no PNPG 1.455 incêndios florestais, totalizando uma área ardida de 21.059 hectares.

A prevenção, deteção e combate aos incêndios no PNPG está sob a responsabilidade de várias entidades e estruturas, mas, na opinião dos deputados, as características topográficas do território dificultam o seu combate.

Localizado na região norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) e abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, num total de 70.290 hectares, o PNPG é a única área protegida nacional que possui a categoria de parque nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.