Baião inaugura obras de abastecimento de água no valor de 3,1 milhões de euros

Baião inaugura obras de abastecimento de água no valor de 3,1 milhões de euros
| Norte
Porto Canal / Agências

A empresa Águas do Douro e Paiva inaugura, no sábado, em Baião, infraestruturas de captação e reserva de água, orçadas em 3,1 milhões de euros, para abastecimento público, informou a autarquia.

“Estes empreendimentos permitirão aumentar os volumes fornecidos e garantir um grau de qualidade de acordo com os padrões utilizados no sistema de abastecimento da empresa”, lê-se numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Refere-se também que, concluídas estas as obras, “todo o sistema de abastecimento de água a Baião poderá ser gerido entre a nova captação do rio Douro e a antiga captação do rio Ovil”.

Em 2009, a empresa tinha construído um sistema autónomo, com captação própria no rio Ovil e tratamento na estação de tratamento de Pousada, complementado com uma rede de abastecimento em “alta” de distribuição à zona poente de Baião.

Porém, com a construção da rede em “baixa” da zona nascente, a cargo da empresa Águas do Norte, a captação no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município.

A situação, explica esta terça-feira a autarquia, “conduziu à procura de uma solução de captação de água alternativa que pudesse garantir os volumes atuais e futuros e assegurar a qualidade”.

+ notícias: Norte

Discoteca Eskada já não vai abrir portas esta segunda-feira

Apesar do Ministério da Administração Interna ter decretado, este domingo, o encerramento da discoteca Eskada, no Porto, o esbelecimento não foi ainda notificado, mas já não abre portas esta segunda-feira.

Ministério Público acusa homem que matou irmão a tiro de homicídio qualificado

O homem que em 26 de fevereiro matou a tiro o irmão, após uma discussão em Vila Pouca da Aguiar, distrito de Vila Real, foi acusado de homicídio qualificado e por posse de arma proibida pelo Ministério Público.

Bombeiros e GNR realizam buscas por pessoa desaparecida em Barcelos

Os Bombeiros Voluntários de Viatodos e a GNR estão a realizar buscas por uma pessoa desaparecida no concelho de Barcelos, apurou esta segunda-feira a Lusa junto da corporação de bombeiros do distrito de Braga.