JMJ. Diocese do Porto tem inscritas 2.700 famílias de acolhimento de jovens

JMJ. Diocese do Porto tem inscritas 2.700 famílias de acolhimento de jovens
| Porto
Porto Canal/Agências

A Diocese do Porto tem inscritas 2.700 famílias de acolhimento de peregrinos para os “Dias na Diocese”, que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em agosto, em Lisboa, anunciou esta sexta-feira o Comité Organizador Diocesano do Porto.

Estas famílias inscreveram-se voluntariamente para acolher nas suas casas jovens que, entre 26 e 31 de julho, participam nos “Dias na Diocese” do Porto.

Esta diocese vai acolher 16.212 jovens peregrinos de 61 nacionalidades, sendo que 3.644 vêm da Polónia, 11 do Quirguistão, 3.471 da França e três dos Emirados Árabes Unidos.

Destes 16.212 jovens, 7.500 ficarão alojados nas casas das famílias de acolhimento e os restantes permanecerão em diferentes espaços comunitários tais como instalações paroquiais ou escolas espalhadas pelo território da diocese, sublinhou o Comité Organizador Diocesano do Porto.

Em 14 de junho, a diocese do Porto tinha 1.600 famílias disponíveis para acolher jovens peregrinos e, numa mensagem publicada em vídeo, o bispo do Porto, Manuel Linda, apelava às famílias para disponibilizarem um “espaço nas suas casas” para receber os peregrinos.

“Vamos receber milhares e milhares de jovens estrangeiros que entre nós vão viver as chamadas pré-jornadas ou a preparação específica para a jornada de Lisboa e nós precisamos de os alojar em casas particulares porque nada supre aquele calor humano que se vai notar entre o que dá acolhimento e aquele que é alojado”, disse.

Manuel Linda pedia “vivamente” às famílias para que cedessem um “espaço nas suas casas” para receber dois, quatro ou seis jovens.

Os “Dias na Diocese”, que decorrem de 26 a 31 de julho em 17 dioceses de Portugal, correspondem à semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, sendo que depois desses dias os jovens partem para a JMJ, em Lisboa.

No Porto, está programado um encontro entre os jovens acolhidos e os da diocese no dia 29, no Parque da Cidade, onde será celebrada uma eucaristia com Manuel Linda e bispos dos peregrinos.

No mesmo local realizar-se-á um festival cultural e musical, com bandas e filarmónicas, conjuntos de bombos, fanfarras e ranchos folclóricos, bem como será exibido um “momento audiovisual” que retratará a história da JMJ.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco, de 1 a 6 de agosto.

O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 2 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 5 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).