Coordenadora distrital do Bloco de Esquerda de Viana está sem responsáveis

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 20 mai (Lusa) - A coordenadora distrital do Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo está sem responsáveis desde sábado depois de falhado o ato eleitoral agendado face às divergências entre os responsáveis regionais e a direção nacional.

"Os órgãos distritais de Viana do Castelo do Bloco estão sem responsáveis desde o dia 18 de maio porque não foram apresentadas listas concorrentes. Nessa data, os órgãos anteriores cessaram funções", disse hoje à agência Lusa o coordenador distrital demissionário, Luís Louro.

A situação já era esperada, depois de o prazo para a entrega de candidaturas às eleições para a coordenadora distrital ter terminado, a 05 de maio, sem que tivesse dado entrada qualquer lista candidata.

"Já informámos os órgãos nacionais, que estão a estão a par da situação em Viana do Castelo", acrescentou Luís Louro.

Estas eleições foram agendadas em abril e surgiram após o diferendo autárquico de Caminha, entre órgãos locais e regionais e a Nacional do partido.

A este ato eleitoral, tal como tinham anunciado anteriormente, não concorreram os elementos demissionários da comissão coordenadora distrital do BE, alguns em funções desde a fundação do partido.

Entre outras alternativas, acrescentou Luís Louro, em cima da mesa estará a possibilidade de a Nacional nomear um coordenador distrital.

Os órgãos nacionais do BE rejeitaram este ano uma coligação autárquica com o PS no concelho de Caminha, acordo que tinha sido aprovado nos órgãos locais e regionais do partido, decisão que propiciou esta rotura.

"A realidade local tinha de ser percebida [pela Nacional] e não podia ser deitada abaixo por mero taticismo eleitoral", acusou, anteriormente, Luís Louro.

O acordo eleitoral autárquico com o PS - que durante a fase negocial dos últimos meses ainda envolveu elementos do PCP, partido acabou por não aceitar fazer coligação -, foi aprovado pelo núcleo de Caminha e pela estrutura coordenadora distrital de Viana do Castelo do BE.

Segundo aqueles órgãos, surgiu "do consenso e desejo locais" de "toda a oposição" à gestão social-democrata na Câmara, mas a direção nacional do BE não o validou, alegando que, por ser uma coligação entre apenas dois partidos, "contraria a orientação que decorre da Moção aprovada na última Convenção Nacional".

O chumbo foi confirmado em abril pela Mesa Nacional do partido, após recurso dos dirigentes locais e regionais, que não têm o mesmo entendimento.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.