Saldo comercial entre Portugal e CPLP desacelera para 536 milhões até abril

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jul (Lusa) - O saldo da balança comercial entre Portugal e os países da CPLP diminuiu 31%, de 784 para 536 milhões de euros, nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com os dados da AICEP, a que a Lusa teve acesso.

As exportações de bens e serviços para os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aumentaram 6,4% de janeiro a abril, para 2,1 mil milhões de euros, mas as importações subiram 7,7%, para 1,6 mil milhões, fazendo o saldo positivo da balança comercial diminuir de 784 para 536 milhões de euros.

De acordo com os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que se baseia nos números do Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal, a maior variação percentual ocorreu na exportação de bens e serviços para São Tomé e Príncipe, com um aumento de 15,7%, para 19 milhões de euros, mas em termos nominais é Angola o país dominante.

Olhando para os dados compilados pela AICEP, constata-se que Angola é o país com o relacionamento económico mais intenso com Portugal, representando, quer nas exportações, quer nas importações, mais do que a soma de todos os outros países juntos.

Portugal exportou para Angola bens e serviços no valor de 1.343 milhões de euros, ao passo que para o Brasil, o segundo país na lista, as exportações não chegaram sequer aos 600 milhões de euros.

No caso das importações, a tendência é a mesma: Portugal trouxe de Angola bens e serviços no valor de 1.127 milhões de euros, ao passo que do Brasil, o segundo país na lista, o valor fica-se pelos 416 milhões de euros.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.