Banco de Portugal insiste na solvência do BES apesar de eventuais resultados negativos

Banco de Portugal insiste na solvência do BES apesar de eventuais resultados negativos
| Economia
Porto Canal

O Banco de Portugal insistiu hoje que a "solvência do BES e a segurança dos fundos confiados ao banco estão asseguradas" e recordou que há soluções para fazer face a eventuais resultados negativos do 1.º semestre do ano.

Durante a tarde de hoje, o Expresso Diário avançou com a possibilidade de os prejuízos do BES ascenderem a 3 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mais do que a almofada financeira de 2,1 mil milhões anunciada pela instituição que foi liderada durante duas décadas por Ricardo Salgado.

Em resposta a esta notícia, o Banco de Portugal (BdP) enviou hoje à noite um esclarecimento, em que diz que, "caso venha efetivamente a verificar-se qualquer insuficiência da atual almofada de capital, o interesse demonstrado por diversas entidades em assumirem uma posição de referência no BES indicia que é realizável uma solução privada para reforçar o capital".

"No limite, se necessário, está disponível a linha de recapitalização pública criada no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira, que poderá ser utilizada para suportar qualquer necessidade de capital de um banco português, no enquadramento legal relevante e em aplicação das regras de ajuda estatal", adianta também o esclarecimento fornecido pelo Banco de Portugal.

De acordo com o BdP, a "solvência do BES e a segurança dos fundos confiados ao banco estão asseguradas".

A divulgação dos resultados do BES no 1.º semestre de 2014 vai ser feita na quarta-feira.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.