Dia Mundial do Chocolate. Conheça algumas curiosidades sobre uma das maiores 'delícias' do mundo

Dia Mundial do Chocolate. Conheça algumas curiosidades sobre uma das maiores 'delícias' do mundo
| Mundo
Porto Canal

Esta sexta-feira, 7 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Chocolate e por isso mesmo, e se é fã desta iguaria, o Porto Canal dá-lhe a conhecer algumas curiosidades que talvez não saiba sobre uma das maiores 'delícias' do mundo.

São raras as pessoas que não gostam de chocolate com a variedade que existe atualmente. Negro, de leite e branco, com ou sem avelãs, com caramelo ou manteiga de amendoim. Na verdade o que não faltam são opções destes doces para toda a gente se deliciar neste Dia Mundial do Chocolate.

Este produto nasceu com os povos Maias e Astecas, pioneiros no cultivo do cacau, e chegou à Europa no início do século XV. Porém, foi apenas depois da Revolução Industrial que esta iguaria se tornou popular, deixando de ser apenas um status de riqueza para a aristocracia europeia e começou a aparecer cada vez mais em outros territórios.

Para celebar este dia, o Porto Canal conta-lhe sete factos interessantes sobre o tão famoso chocolate:

1. Uma barra de chocolate leva entre dois a quatro dias a ser produzida.
2. São precisas mais de 800 sementes e cacau para produzir apenas 1kg de chocolate.
3. O chocolate branco não é, para muitas pessoas, considerado chocolate pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.
4. Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes. A presença de serotonina no chocolate faz com que o cérebro seja estimulado, relaxa o corpo e traz uma sensação de felicidade.
5. Ao contrário daquilo que se esperava, o período onde se vende mais chocolate no mundo não é na Páscoa mas sim no Dia dos Namorados.
6. Os maiores países consumidores de chocolate do mundo são na Europa. Alemanha, Suíça e Bélgica são aqueles que mais se deliciam com esta iguaria.
7. O chocolate negro é o mais saudável do mercado. Quando a percentagem é de 70% ou mais, surgem notáveis benefícios para a saúde como por exemplo a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.