Taxas Euribor inalteradas a três meses e descem nos prazos mais longos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jul (Lusa) -- As taxas Euribor desceram hoje 0,001 pontos percentuais a seis, nove e 12 meses e mantiveram-se inalteradas a três meses em relação a sexta-feira.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu 0,001 pontos percentuais, ao ser fixada em 0,306%.

Nos prazos de nove e 12 meses, as Euribor também desceram 0,001 pontos percentuais, ao serem fixadas respetivamente em 0,398% e 0,489%.

A três meses, a Euribor manteve-se inalterada, ao ser fixada de novo em 0,209%.

Na reunião mensal de julho, o Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) deixou inalteradas as medidas de política monetária anunciadas em junho.

A 05 de junho, o BCE tinha cortado a taxa de juro diretora em 0,10 pontos percentuais para o novo mínimo histórico de 0,15% e anunciou a realização de duas injeções de liquidez de longo prazo (quatro anos), em setembro e dezembro deste ano, no valor de 400 mil milhões de euros, destinadas a serem emprestadas pela banca a empresas e famílias.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.