Marcelo Rebelo de Sousa recebido com honras militares no Palácio de Buckingham

Marcelo Rebelo de Sousa recebido com honras militares no Palácio de Buckingham
| País
Porto Canal/Agências

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi esta quinta-feira recebido com honras militares no Palácio de Buckingham, ao ser recebido pelo Rei Carlos III a propósito do 650.º aniversário da Aliança Luso-Britânica.

O chefe de Estado português chegou ao Palácio pelas 10:20 para ser recebido pelo monarca britânico no pátio interior conhecido por 'Quadrangle', segundo fonte da Presidência.

Após a execução do hino nacional de Portugal por uma banda militar da companhia 'Welsh Guards', os dois passaram revista à guarda de honra conjunta de militares britânicos e portugueses.

A força nacional foi composta por 18 militares, representando os três ramos (Exército, Marinha e Força Aérea), juntamente com um oficial do exército como porta-estandarte nacional e uma oficial da Marinha como comandante, num total de 20 elementos.

O pelotão britânico da 'Nijmegen Company', dos 'Grenadier Guards', teve uma dimensão idêntica ao português.

Após o breve encontro, o Rei e o Presidente português viajaram juntos, de automóvel, os cerca de 500 metros até à Capela da Rainha do Palácio de St. James para assistir a uma cerimónia de celebração dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.

A mais antiga relação diplomática entre dois países ainda em vigor remonta ao Tratado de Tagilde, assinado em 10 de julho de 1372, reforçado pelo Tratado de Paz, Amizade e Aliança em 16 de junho de 1373 celebrado pelo rei Eduardo III de Inglaterra e Afonso I de Portugal.

A Capela da Rainha do Palácio de Saint James era usada pela Rainha Catarina de Bragança (1638-1705), casada com o Rei inglês Carlos II.

O serviço religioso anglicano vai durar cerca de 40 minutos e contar com a presença de representantes oficiais dos dois países, entre os quais os ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho e James Cleverly.

O evento foi promovido pela Portugal-UK 650, uma iniciativa não oficial de caráter voluntário e sem fins lucrativos que organizou as celebrações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.