Festival PortoBeerFest vai decorrer nos jardins do Museu Nacional de Soares dos Reis

Festival PortoBeerFest vai decorrer nos jardins do Museu Nacional de Soares dos Reis
| Porto
Porto Canal/Agências

Os jardins do Museu Nacional de Soares dos Reis, na baixa do Porto, vão acolher a partir de quarta-feira, e até ao dia 18, o PortoBeerFest, festival com mais de 300 tipos de cerveja, disse esta sexta-feira a organização.

“Este recinto estava completamente em segredo. Era um antigo matagal mas agora é um recinto incrível em plena baixa do Porto. Este é o primeiro grande evento que se vai ali fazer e já há outros em previsão. É o Porto secreto que pouca gente reconhece, sobretudo quem tem menos idade”, disse à Lusa Otávio Costa da empresa OG & Associados, detentora da marca PortoBeerFest.

Os jardins do Museu Nacional de Soares dos Reis, também conhecidos como antigo velódromo Dona Amélia II, vão acolher a 7.ª edição deste festival que antes passou pelo Palácio de Cristal e pela Alfândega do Porto.

O Museu Nacional Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas, no Porto, e foi inaugurado em 1833, quando o rei Pedro IV decidiu estabelecer na cidade um museu de pinturas e estampa.

Foi o primeiro museu público de arte do país, e adquiriu o estatuto de museu nacional em 1932.

A entrada para o festival será feita pela Rua Adolfo Casais Monteiro e o espaço contará com 46 cervejeiras e mais de 300 estilos e tipos de cerveja diferentes, entre as quais marcas internacionais.

“O PortoBeerFest tornou-se uma referência e temos tido muitas solicitações. A aposta em marcas estrangeiras não é para ofuscar o nacional, mas para trazer novas mensagens e nova cultura criar uma rede”, explicou Otávio Costa.

Outra novidade é a zona das cervejeiras clássicas, históricas e familiares com mais de 600 anos, “cervejeiras em que a propriedade se mantém 100% no universo de uma família ao longo dos tempos, ou cervejeiras clássicas que fazem parte da propriedade de um Estado como património nacional coletivo”.

Otávio Costa destacou, ainda, que o PortoBeerFest deste ano será “conscientemente ‘pet friendly’”, sendo permitida a entrada de animais de companhia, e contou que o fundo Ambiental atribuiu ao evento o selo verde, cabendo à organização agora promover e incentivar o uso de transportes públicos e a mobilidade suave, nomeadamente com a inclusão no espaço de um estacionamento para bicicletas.

Já em comunicado, a organização refere que “com uma ‘operação’ ambiciosa pretende-se posicionar o evento para um novo ciclo de crescimento e notoriedade, do ponto de vista de abrangência e conhecimento do consumidor e numa visão mais ampla e de projeção internacional”.

É, ainda, referido que às “cervejeiras do Porto e sua área metropolitana - Burguesa, Lupum, MadamLL, Tough Love, Sovina, Colossos ou D’Os Diabos, Deuses do Malte, Fds, Opo74, ou os projetos colaborativos Catraio e FMTG - junta-se o melhor do panorama nacional das grandes referencias, como a Musa, Letra, Dois Corvos, 8.ª Colina, Maldita, Post Scriptum ou Barona”.

A organização soma nomes como Ophiussa, Fermentage, a coimbrã Epicura, Açor, de Arganil, ou a aveirense 12 Marias, e destaca a presença de marcas dos Países Baixos, Escócia, Chéquia, Hungria, Espanha, Noruega e Inglaterra.

Com 18 pontos de comida de rua focadas no tema do evento, o PortoBeerFest terá também uma componente sonora com os DJ Rui Trintaeum ou DJ Sue M, entre outros nomes e coletivos.

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“Capitalismo selvagem toma conta de tudo”. Abafada por grandes superfícies comerciais, mercearia histórica do Porto vai fechar

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançado na manhã desta sexta-feira em exclusivo pelo Porto Canal. O proprietário do negócio é também o proprietário do prédio inteiro, na Rua Formosa. A decisão foi sua, mas a dificuldade nas contas pesou na decisão final. Alberto Rodrigues, para quem “o capitalismo selvagem toma conta de tudo”, lamenta que as grandes superfícies agora possam “abrir onde quiserem e abafar este, abafar aquele”.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.