Bom Jesus de Braga à espera de fundos para responder às exigências da UNESCO

| Norte
Porto Canal

A confraria do Bom Jesus de Braga está à espera de fundos comunitários para avançar com a última fase de obras e responder às exigências da UNESCO. O santuário foi classificado como património mundial há quase quatro anos.

O projeto para a terceira fase de requalificação está há muito concluído mas a confraria do Bom Jesus, em Braga, aguarda pela abertura dos concursos do Portugal 2030, para que obra possa efetivamente avançar.

Cerca de um milhão e meio de turistas passam por ano pelo Bom Jesus. Desta forma, a UNESCO está a pressionar a confraria para que as obras previstas fiquem finalmente concluídas.

São precisos cerca de dois milhões e trezentos mil euros para terminar a requalificação do espaço. Está prevista a demolição do edifício da esplanada, a criação de um Centro Interpretativo e a requalificação dos apeadeiros do elevador que permitem acede ao Bom Jesus.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.