Autarcas da região do Cávado preocupados com o desvio de helicóptero de Braga para Famalicão

| Norte
Porto Canal

Os autarcas da região do Cávado estão preocupados com o desvio de um helicóptero de combate a incêndios de Braga para Famalicão, pois consideram que se trata de uma decisão errada que pode dificultar o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O Plano de Operações do comando Sub-Regional do Cávado para o combate a incêndios rurais foi apresentado, em maio, e previa dois helicópteros, um ligeiro e um pesado, para o Centro de Meios Aéreos de Braga. Mas, prestes a entrar em vigor, o plano mudou, e apanhou de surpresa os autarcas da região.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil justifica o desvio do meio aéreo para Famalicão com a atividade de paraquedismo no aeródromo de Braga, que compromete o tempo de resposta do helicóptero de ataque inicial.

Os autarcas do Cávado estão preocupados e falam de uma decisão errada que pode comprometer o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A agravar a situação está a ausência prevista para este verão de uma equipa permanente de vigilância e combate a incêndios no Gerês.

Os autarcas já manifestaram o desagrado ao Governo e à proteção civil e apelam que a decisão seja revertida.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.