Santos Silva alerta que oceanos são “uma riqueza em perigo” e apela a mobilização internacional

Santos Silva alerta que oceanos são “uma riqueza em perigo” e apela a mobilização internacional
| Política
Porto Canal/Agências

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, alertou esta quinta-feira que os oceanos são “uma riqueza em perigo” e apelou à mobilização de “todos como comunidade internacional em favor” desta causa.

Num vídeo publicado na sua conta na rede social ‘Twitter’, a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala hoje, Augusto Santos Silva realçou que o oceano é “uma grande riqueza”.

“Tem recursos, alimentos, gera empregos, cria riqueza, mas é uma riqueza de todos nós que está em perigo”, alertou.

 De acordo com o presidente do parlamento, os oceanos estão em perigo “por causa da poluição, da perda de biodiversidade, por causa de múltiplos fatores que perturbam a mobilidade marítima, que dificultam o comércio”.

“Por isso é que nós nos temos que mobilizar todos como comunidade internacional em favor do oceano”, apelou.

Santos Silva considerou que Portugal “tem estado na linha da frente da agenda internacional pelos oceanos”, lembrando a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os oceanos organizada em Lisboa no ano passado.

“A portugueses se deve muito do renovar da atenção mundial pelos oceanos: a Mário Soares, a Mário ruivo, ou agora ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Esta é uma tarefa de todos nós, que todos nós devemos assumir como nossa”, realçou.

O Dia Mundial dos Oceanos, assinalado hoje, visa sensibilizar as pessoas para os benefícios dos oceanos e para a necessidade de protegê-los e fazer um uso sustentável dos seus recursos.

Esta data foi instituída pela ONU em 2008, embora muitos países assinalem a data desde 1992, na sequência da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.