Pescadores de Viana do Castelo exigem compensações pela construção dos parques eólicos

Pescadores de Viana do Castelo exigem compensações pela construção dos parques eólicos
| Norte
Porto Canal

Os pescadores de Viana do Castelo exigem compensações pela construção dos parques eólicos. Os profissionais deste setor falam de “sobrelotação das áreas de pesca”.

Ao Público, o presidente da Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana do Castelo, António Coimbra, disse que os trabalhadores nunca foram ouvidos e que, quando tiveram conhecimento dos leilões já as zonas estavam definidas.

“Estamos dependentes de pessoas que têm um poder muito grande e comparados com as grandes companhias somos muito pequenos”, disse o pescador ao jornal, acrescentando que é preciso diálogo.

De recordar que o Governo anunciou a meta de atingir 10 Gigawatts (GW) de potência instalada na costa portuguesa até 2030.

O primeiro leilão decorrerá ainda este ano e poderá atribuir até quatro lotes de 500 Megawatts.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.