Porto e Gaia vão apresentar candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto 2027

| Porto
Porto Canal

Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia vão apresentar uma candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto 2027 à associação europeia para a promoção do desporto, a ACES Europa.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Câmara Municipal do Porto justifica a decisão com a ambição de “promover um programa completo e inovador”, depois de ter prestado provas na organização de eventos desportivos como a Red Bull Air Race World Championship, o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica, o WRC Rally de Portugal – Porto Super Special Stage, a final four da Liga das Nações, a final da Liga dos Campeões.

O reconhecimento dado pela ACES Europa com a designação de “Capital do Desporto” pretende valorizar o trabalho de uma comunidade ou região na promoção desportiva, enaltecendo o trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas e de bem-estar.

A candidatura Porto/Gaia justifica o galardão ao apoiar mais de 20 mil atletas federados em várias modalidades. Em comunicado, cita ter “uma importante rede de equipamentos desportivos, nomeadamente pavilhões, piscinas, complexos desportivos, estádios, centros de alto rendimento, unidades de apoio ao alto rendimento nas escolas, ciclovias, parque urbanos e espaços verdes, campos de golfe, entre outras infraestruturas capazes de acolher competições e eventos desportivos”.

Caso seja considerada Capital Mundial do Desporto 2027, sucede a Konya, na Turquia, vencedora de 2023, e Sofia, na Bulgária, em 2024.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Câmara do Porto discute apoiar obras em residência da FAP na baixa da cidade 

A Câmara do Porto vota na segunda-feira a atribuição de um apoio à Federação Académica do Porto (FAP) para a realização de obras na residência universitária que, localizada na Rua da Banharia, abriu portas no início deste ano letivo.

Executivo do Porto discute acordo para avançar com obras na Escola Infante D. Henrique

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira celebrar um acordo com a Construção Pública para avançar com a transmissão dos direitos patrimoniais e o projeto de modernização da Escola Secundária Infante D. Henrique.