Sindicato da PSP alerta para dificuldades em protesto junto a escola de polícia

Sindicato da PSP alerta para dificuldades em protesto junto a escola de polícia
| País
Porto Canal/Agências

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia realiza, na quarta-feira, uma concentração junto à Escola Prática da Polícia, em Torres Novas, para alertar para as dificuldades da PSP e anunciar protestos para a Jornada Mundial da Juventude.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Santos, disse à Lusa que os dirigentes do sindicato vão realizar, na quarta-feira, uma reunião no auditório da Escola Prática da Polícia (EPP) para decidir formas de luta que os polícias vão realizar durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na primeira semana de agosto, e promovem de seguida uma concentração à entrada da EPP, com entrega de folhetos aos alunos.

Paulo Santos sublinhou que os protestos a realizar durante a semana da JMJ podem passar por manifestações e concentrações, mas vão ser feitos em consciência para os polícias "não serem acusados de irresponsabilidade ou alvo de processos disciplinares".

O presidente da ASPP afirmou que o sindicato apresentou uma proposta de alteração às tabelas remuneratórias, mas ainda não obteve qualquer resposta do Ministério da Administração Interna, estando ainda em causa nesta luta a pré-aposentação, a reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a organização do dispositivo da PSP para JMJ.

Em comunicado, a ASPP indica que a concentração junto à EPP pretende alertar para as dificuldades que a Polícia de Segurança Pública atravessa.

"O curso de formação de agentes que está atualmente a decorrer na EPP tem apenas 588 candidatos, longe dos números do passado. São homens e mulheres polícias que vão começar a sua carreira a ganhar pouco mais que o ordenado mínimo nacional. A maioria irá ser colocada em grandes centros urbanos sem hipótese de alojamento digno, longe da família", precisa o maior sindicato da PSP, frisando que os polícias "não podem continuar impávidos e serenos a assistir à morte da PSP".

Além dos protestos que a ASPP quer organizar individualmente durante a JMJ, este sindicato da PSP faz também parte da estrutura que congrega os sindicatos e associações da Guarda Nacional Republicana (GNR), SEF, guardas prisionais, Polícia Marítima e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que já anunciou ações de luta para aquela semana de agosto.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.