‘Jogo do Pau’ de Cabeceiras de Basto em consulta pública para inscrição como Património Cultural Imaterial

‘Jogo do Pau’ de Cabeceiras de Basto em consulta pública para inscrição como Património Cultural Imaterial
CM Cabeceiras de Bastos
| Norte
Porto Canal/Agências

A consulta pública do ‘Jogo do Pau’ de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, para inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foi esta terça-feira publicada em Diário da República, com a duração de 30 dias.

O anúncio, assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural Rita Jerónimo, dá conta do início do “processo de Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição do ‘Jogo do Pau’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.

“Os elementos constantes do processo de inventariação do ‘Jogo do Pau’ encontram-se disponíveis para consulta em linha através do sistema MatrizPCI, sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, lê-se no anúncio publicado em Diário da República.

Os interessados poderão apresentar as suas observações em sede da presente consulta pública “de forma desmaterializada, através daquele sistema [MatrizPCI]”, ou, em alternativa, podem ser “endereçadas, em correio registado, à Direção-Geral do Património Cultural, para o endereço: Palácio Nacional da Ajuda, 1349-021 Lisboa”.

“O Jogo do Pau caracteriza-se por ser uma técnica de defesa/ataque com uma arma barata e simples, de fácil acesso ao camponês. Este usava o seu varapau quer como defesa nas suas lides de pastoreio, quer quando tinha de se defender de qualquer quezília, para que era desafiado e não raras eram as vezes, nas feiras semanais, ou mesmo quando alguém lhe saia ao caminho. Com o decorrer dos tempos, a abertura das sociedades campesinas à urbanidade este hábito caiu em desuso, mas esta arte continuou a passar de geração em geração”, pode ler-se na descrição patente na plataforma MatrizPCI, que salienta que há apenas duas escolas ativas, nas freguesias de Bucos e Abadim.

O mesmo texto salienta: “Para um bom Jogo do Pau é necessário um pau com determinadas características. A árvore de lodão é uma das mais indicadas para o fabrico dos paus para o jogo. A forma como é cortada, e como o pau é talhado, tornou-se numa arte construtiva que esta terça-feira repousa na mão de apenas um mestre residente na freguesia de Bucos. Esta arte pode considerar-se manifestamente em perigo de extinção”.

A candidatura a Património Cultural Imaterial teve como proponente a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, no começo do ano passado.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.