Na Póvoa de Varzim, a Igreja de S. Pedro de Rates degrada-se com o tempo sem intervenção

Na Póvoa de Varzim, a Igreja de S. Pedro de Rates degrada-se com o tempo sem intervenção
| Norte
Porto Canal

A Igreja de S. Pedro de Rates, em Póvoa de Varzim, trata-se de um monumento nacional com 900 anos, segundo noticiou o Jornal de Notícias esta terça-feira. A Paróquia, a Junta e a Câmara lutam para a reabilitação do monumento.

A Igreja de S. Pedro de Rates é um monumento nacional classificado como mais importante exemplo do românico condal português.

Com 900 anos desde a sua construção, hoje em dia, tem arbustos no telhado, alguns vitrais estão partidos, o pórtico principal está a desaparecer, as paredes interiores estão cheias de musgo e o quadro elétrico é um “perigo”, relata o JN.

O monumento, sendo propriedade do Estado, está à responsabilidade da Direção-Geral do Tesouro e Finanças e é esta que deverá “assegurar a sua manutenção”, segundo o que a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) afirmou ao JN.

Dessa forma, nem a Paróquia, a Junta de Freguesia e Autarqiua conseguem intervir.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.