Sindicato ferroviário pede intervenção do Governo para alcançar paz social

Sindicato ferroviário pede intervenção do Governo para alcançar paz social
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal / Agências

O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), com uma greve parcial em curso, apelou esta segunda-feira à intervenção do Ministério das Infraestruturas para resolver os problemas dos trabalhadores e para que seja alcançada a paz social na CP.

"A direção do SFRCI espera intervenção do Ministério das Infraestruturas, no sentido de se ultrapassar os problemas que afetam os trabalhadores e assim alcançar paz social na CP", pode ler-se num comunicado divulgado pelo sindicato esta segunda-feira.

O SFRCI deu início a uma greve parcial na CP - Comboios de Portugal, entre esta segunda-feira e 5 de julho, que abrange revisores, trabalhadores das bilheteiras, manobradores, trabalhadores da revisão de material, entre outras categorias profissionais.

O sindicato acusa a CP de "discriminação salarial imposta pela administração" e de "violação do acordo referente às regras de segurança da circulação" negociado entre 2017 e 2018.

"A redução das regras de segurança ferroviária colocam em causa a segurança dos utentes, ficando bem patentes, na situação ocorrida sábado, dia 3 de junho 2023, no comboio da Fertagus. Nessa situação, na ausência do agente de acompanhamento, os utentes perante um incidente ficaram abandonados horas a fio e entregues a si próprios, a circular pela via", refere o SFRCI.

Entre as reivindicações do sindicato estão a "inclusão da hora de refeição, como parte integrante do horário de trabalho diário dos trabalhadores afetos às bilheteiras", o pagamento dos abonos (variáveis) "em dívida" a associados do SFRCI e a melhoria das condições de trabalho e equipamento das bilheteiras, salas sociais e dormitórios.

A greve parcial dos trabalhadores ferroviários da CP levou esta segunda-feira à supressão de 22 comboios dos 249 programados (8,8%) entre as 00h00 e as 8h00, segundo dados enviados pela empresa à Lusa.

A CP alertou para perturbações entre as 0h00 horas desta segunda-feira e as 24 horas de 5 de julho devido a nova greve, desta vez parcial e com serviços mínimos, convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

O SFRCI cumpriu, na passada quarta-feira, uma greve de 24 horas que levou à supressão de centenas de comboios.

O sindicato contesta o que diz ser a “falta e equidade na CP” e teme que sejam colocados em causa os postos de trabalho. A operadora já veio garantir que isso não irá acontecer, tendo chegado a acordo com os restantes sindicatos.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.