Indemnizações a vendedoras do Mercado da Sé no Porto pagas até ao final do mês

Foto: André Arantes|Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

As indemnizações às vendedoras do Mercado de S. Sebastião, no Porto, vão ser pagas até ao final deste mês e só depois o município vai ver “o que fazer com aquele espaço” na zona da Sé, foi esta segunda-feira revelado.

"O mercado passou para a posse do município em novembro de 2022, desde essa altura dissemos que só iríamos fechar o mercado após tratarmos das indemnizações de todas as vendedoras", afirmou o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente.

Questionado pela vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, sobre o destino a dar aquele espaço e sobre o futuro das vendedoras que ainda lá trabalham, Ricardo Valente afirmou que as vendedoras "já estão a ser contactadas e já enviaram toda a documentação do ponto de vista fiscal”.

"Vamos até ao final deste mês encerrar este processo de indemnização das vendedoras, seguindo o mesmo princípio do Mercado do Bolhão (…), e a partir daí vamos ver o que fazer naquele espaço", acrescentou.

Em 26 de setembro de 2022, o executivo municipal aprovou por unanimidade a revogação por mútuo acordo do contrato celebrado com a junta do centro histórico relativo à gestão do Mercado de S. Sebastião, cuja reabilitação acabou por não se concretizar.

À época, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, adiantou aos jornalistas que as obras de reabilitação do espaço não iriam "para já" avançar. Numa carta enviada em 20 de junho de 2022 ao atual presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, Rui Moreira dizia que ia propor o incumprimento do contrato e exigir a devolução das quantias recebidas por o equipamento não ter sido reabilitado.

À Agência Lusa, o presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, Nuno Cruz, considerou, a 19 de julho, legítima a intenção da autarquia de reaver as quantias referentes à reabilitação do Mercado de São Sebastião, acrescentando que, se a intenção fosse formalizada, pretendia negociá-la.

Celebrado em 17 de setembro de 2019, o contrato interadministrativo, que decorreu do processo de orçamento colaborativo, consistiu na delegação de competências da gestão do equipamento localizado na zona da Sé para a realização das obras de reabilitação necessárias, tendo o município transferido 100 mil euros para o efeito.

+ notícias: Porto

145 dias de UNIR. O relato na primeira pessoa dos utentes que esperam e desesperam

1 de dezembro de 2023. Depois de sucessivos adiamentos, arrancava a operação da rede UNIR, um projeto de 17 municípios que juntava num único serviço e imagem todos os transportes públicos rodoviários da área metropolitana do Porto, com exceção da STCP. Mais de quatro meses depois, a empresa está longe de atingir os objetivos a que se propôs. Diariamente, milhares de utilizadores contestam o compromisso assumido pela UNIR de garantir “uma nova forma de mobilidade” que se materialize em “mais linhas, mais horários, maior cobertura, mais conforto e mais amiga do ambiente”.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.

Voluntários serviram mais de 200 mil refeições a sem-abrigos do Porto em 2023

Quinze organizações voluntárias entregaram mais de 224 mil refeições a pessoas em situação de sem-abrigo na cidade do Porto o ano passado, fruto de um investimento de 1,17 milhões de euros, revelou esta quarta-feira uma das entidades.