Serralves em Festa bate recorde e recebe mais de 290 mil pessoas durante o fim de semana

Serralves em Festa bate recorde e recebe mais de 290 mil pessoas durante o fim de semana
Foto: Rita Ormonde|PortoCanal
| Porto
Porto Canal

Dos mais velhos aos mais jovens, foram milhares os visitantes que ocuparam os espaços da Fundação de Serralves, no Porto, durante o fim de semana passado. Depois de quatro anos sem se realizar, o Serralves em Festa, o festival de 50 horas "non-stop" de atividades culturais gratuitas que se tornou um clássico do primeiro fim-de-semana de junho na cidade Invicta, cumpriu o seu regresso. O maior festival de arte contemporânea em Portugal bateu todos os recordes de visitantes, contando com mais de 290 mil pessoas.

O festival “que não dorme” durante 50 horas foi visitado por exatamente 291 758 pessoas, de acordo com um comunicado enviado ao Porto Canal. Relativamente à última edição, em 2019, que recebeu cerca de 250 mil pessoas, verificou-se um aumento de 10%.

Música, dança, performance, teatro, circo contemporâneo e cinema. Uma programação alargada que honra todas as artes, fez com que miúdos e graúdos, de todas as nacionalidades e idades, visitassem o Serralves em Festa durante o primeiro fim de semana de junho.

O Serralves em Festa decorreu durante todo este fim-de-semana, com pouco mais de dois dias, 50 horas, recheados de atividades, desde a música ao teatro, da dança ao cinema, do circo às artes visuais. Esta edição ficou marcada pelo cinema de Manoel de Oliveira, a Barricada de Marcelo Evelin, “Stairs” de Yoann Bourgeois e um bailarino com síndrome de Down a dançar as bachianas Variações Goldberg.

Peças como Galochas, de Martina Griewank, A Cereja de Alberto, de Isabel Fernandes Pinto e Joaquim Pavão, ou Gnoma, de Pea Green Boat, são alguns dos destaques no que toca ao teatro. Na Casa Manoel de Oliveira, por sua vez, serão exibidos filmes como Aniki-Bóbó, Porto da Minha Infância ou Visita ou Memórias e Confissões.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O público feminino representou a maioria dos visitantes, com 55%, e a média de idades foi de 35,2 anos. Já no caso dos homens, a média de idades foi de 38,7 anos. Além disso, uma outra percentagem que se destacou foi a da presença de outras nacionalidades, com cerca de 24%. Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Espanha foram os países mais predominantes no evento de arte contemporânea. 

Segundo o estudo de públicos e de impacto económico do Serralves em Festa, realizado pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) e pela Fundação de Serralves, relativamente à intenção de voltar no próximo ano, mais de 80% respondeu que o faria. Desta forma, e depois de quatro anos sem o evento, tudo indica que em 2024 a cidade Invicta volta a receber o Serralves em Festa para mais um fim de semana cheio de cultura para toda as idades.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.